terça-feira, 3 de setembro de 2013

INCÊNDIO FLORESTAL EM PETRÓPOLIS JÁ DURA MAIS DE 15 HORAS

(Foto: Lúcio Flávio)
Cerca de 15 hectares de mata fechada foram atingidos pelo incêndio florestal que começou na tarde desta segunda-feira (2) e já dura 15 horas no bairro de Araras em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O fogo atinge uma área que fica na localidade conhecida como Ponte Funda. Equipes da Brigada da Reserva Biológica de Araras (Rebio), ligada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), retornaram ao local na manhã desta terça-feira (3), por volta das 5h, para continuar os trabalhos de contenção do fogo.

A operação conta com 15 guardas-parque e seis viaturas, além de ter nesta terça o reforço de oito homens do Corpo de Bombeiros. De acordo com Ricardo Ganem, chefe da entidade ambiental, desde o início as equipes trabalham para evitar que o fogo atinja a área da reserva ambiental. Por enquanto, a área queimada está na zona de amortecimento da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis. “Essa área serve justamente como escudo da reserva. Estamos fazendo de tudo para que não chegue à reserva”, observou Ricardo.

O fogo, segundo Ganen, começou com três focos, sendo que dois já foram extintos. Durante a noite desta segunda e madrugada de terça, às 23h e 1h, os guardas parque retornaram ao local para conter o fogo que ameaçava se aproximar de algumas residências. Ainda de acordo com Ricardo, não há a necessidade do uso de helicópteros para a operação, que deve dar fim ao incêndio ainda nesta terça.

Fogo pode ter sido criminoso

De acordo com Ricardo Ganen, segundo relatos de pessoas que passavam pelo local, um homem teria ateado fogo propositalmente na mata às margens da RJ-117, que é a estrada que liga Petrópolis ao Vale das Videiras, em Araras. Ainda segundo o chefe da entidade ambiental, o suspeito não foi localizado.


Fonte: G1