(Foto: Silvana Rust/ TERCEIRA VIA) |
Cento e trinta profissionais da empresa de transporte coletivo São Salvador paralisaram as atividades, na manhã desta quarta-feira (11 de setembro), no distrito de Travessão, em Campos.
Os motoristas e trocadores estão reunidos na garagem da empresa e reivindicam o atraso no pagamento, que deveria ter sido depositado no quinto dia útil do mês.
Apenas quatros ônibus da São Salvador estão circulando para atender mais de dez itinerários em todo município.
De acordo com um profissional, que por medo de ser demitido não quis se identificar, ele está com o aluguel, fatura do cartão de crédito, conta de luz e água atrasados porque a empresa não fez o pagamento do salário. “A gente trabalha o mês inteiro, cumpre com a nossa obrigação e esperamos que o pagamento seja feito. Não iremos voltar ao trabalho enquanto não recebermos”, garante.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Campos, Edson Rangel, esteve no local e disse que os funcionários estão errados por agirem desta forma. Segundo ele, o ideal seria que os trabalhadores tivessem um pouco mais de tolerância, mesmo que a empresa ainda não tenha efetuado o pagamento. “O sindicato está aqui para ajudar os trabalhadores, apesar de entender que eles não estão agindo de forma correta. O presidente, Roberto Virgilio, está reunido, neste momento, com o advogado para adotar as medidas cabíveis. Iremos tentar negociar com os funcionários para que retornem ao trabalho o quanto antes, pois a população é que fica prejudicada”, explicou.
Os moradores do Parque Nova Brasilia, Esplanada, Pecuária, Centro, Cantão, Paraíso, Travessão, Ribeiro do Amaro e Avenida Pelinca estão sem ônibus da empresa São Salvador.
Durante a manifestação, os funcionários disseram ainda que a empresa justificou a falta de pagamento da prefeitura como o motivo do atraso dos salários dos funcionários.
Para garantir a segurança, três viaturas da PM estão no local.
Em nota, o diretor técnico do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Alexandre Santos, informou que não há atraso no repasse de subsídio às empresas de ônibus, incluindo a Viação São Salvador. Conforme estabelecido pela lei 8078/2009, o pagamento é antecipado e realizado no começo do mês corrente. Até o dia 10 de agosto, foi finalizado o repasse do subsídio do mesmo mês. Nesta terça-feira (10), o IMTT encaminhou à secretaria municipal de Fazenda o adiantamento do repasse referente ao mês de setembro e o resquício do mês de agosto, a serem pagos até a próxima semana.
Alexandre destacou que a lei está sendo cumprida e que o IMTT vai notificar a empresa por falta de ônibus nas linhas concedidas. Se, até o final do dia, o serviço não for normalizado, a São Salvador será multada. A multa é de 4 UFICAS, podendo dobrar a cada reincidência. Ainda de acordo com o diretor técnico, as empresas que cobrem o corredor rodoviário foram solicitadas pelo IMTT a suprir a carência de coletivos da São Salvador a fim de não prejudicar os usuários de ônibus.
Fonte: Terceira Via