quarta-feira, 25 de setembro de 2013

7ª PRIMAVERA DOS MUSEUS: PALESTRAS, EXPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES CULTURAIS

(Fotos: Ralph Braz)

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está promovendo a 7ª Primavera dos Museus e os municípios de Campos e São João da Barra fazem parte do projeto realizando durante esta semana uma série de atividades. Os destaques em Campos são a exposição do fotógrafo Antonio Cruz sobre as comunidades quilombolas do município e a palestra ministrada pela historiadora Lana Lage sobre o mesmo tema.


O Museu Histórico de Campos participa do projeto com uma programação especial dentro da temática proposta “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa hoje e termina na quinta-feira.

(Foto: Antonio Cruz)

Na quarta-feira(24/09), a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, com imagens do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.


Amanhã, às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região. Já na quinta-feira, a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista Wilson Batista, considerado por Paulinho da Viola o maior sambista de todos os tempos. De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus.

— É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé — explicou.


Fonte: Secom