sexta-feira, 7 de junho de 2019

Sucesso a 13ª Feira Municipal de Meio Ambiente em São João da Barra


A 13ª edição da Feira Municipal de Meio Ambiente, em São João da Barra, aconteceu nesta quinta-feira, 06, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona. O evento, que marca a Semana Mundial do Meio Ambiente, teve como tema “Planeta mais humano é um planeta sustentável” e ficou aberto ao público das 9h às 21h.


A abertura contou com a presença da prefeita Carla Machado, do presidente da Câmara Municipal, Aluízio Siqueira, secretários e demais autoridades municipais. A Feira foi uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Educação e Cultura com o objetivo de desenvolver a sensibilização ambiental dos alunos da rede municipal.


A prefeita Carla Machado parabenizou todos os profissionais envolvidos e destacou o sucesso da feira. “Tudo isso aqui é como uma engrenagem e vocês são importantes na construção da cidade que sonhamos para nossos filhos. Estamos trabalhando muito, e é na educação que podemos transformar a vida das pessoas”, salientou.

Quem passou pela local pôde conferir exposições de projetos, tecnologias e trabalhos desenvolvidos por instituições, empresas e alunos, com foco na preservação ambiental e consumo consciente e participar de palestras, dinâmicas e apresentações dos alunos.


O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, também destacou a integração das secretarias e o esforço coletivo para a realização da feira. Já a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, lembrou que a consciência ambiental deve acontecer todos os dias. “O meio ambiente começa entre a gente e depende das nossas atitudes e ações. Nosso objetivo foi sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre isso” enfatizou.


Participaram da feira escolas municipais, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (Eja): Núcleo de Controle de Zoonoses; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj); Instituto Federal Fluminense (IFF); Clube de Astronomia Louis Cruls; Marinha do Brasil (Agência da Capitania dos Portos de SJB); União Norte Fluminense de Engenharia e Comércio Ltda.; Porto do Açu (Prumo Logística); Gás Natural do Açu (GNA); Açu Petróleo; Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag); Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas).


Trabalhos - Entre os trabalhos apresentados pelas escolas da rede municipal estavam: Energia eólica (Ciep Gladys Teixeira); Decomposição e reciclagem (Amália Soares de Almeida); Ponto de ônibus sustentável e Sopa - reaproveitamento de alimentos (Amaro de Souza Paes); Sustentabilidade e geração de renda e Varal de conscientização com dicas de preservação ambiental (Elysio de Magalhães); Materiais recicláveis - do lixo ao luxo (Maria Viana de Abreu); Uso inadequado de fraudas descartáveis (CMEA); Sustentabilidade na agricultura (Manoel Alves Rangel); Energia eólica e Avanço do mar (Domingos Fernandes da Costa); Papel semente (Dionélia Gonçalves dos Santos); Descarte do lixo - ação sustentável (Chrisanto Henrique de Souza); Redução do lixo (Guilhermina Mendonça).

Outras experiências mostradas pelos alunos da rede municipal na Feira foram: A praga dos canudos (Amaro de Souza Paes); Caça às baleias (Amaro de Souza Paes /Polo Admardo); Energia nuclear, energia eólica e Processo erosivo de Atafona (Domingos Fernandes da Costa); Confecção de fósseis usando diferentes materiais (Elysio de Magalhaes) ; Mini gerador de energia eólica (João Flávio Batista); Consumo, produção, descarte e reciclagem de plásticos Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Substituição de fraldas descartáveis por fraldas ecológicas (José Alves Barreto); Sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais (Luiz Gomes da Silva Neto); Aproveitamento da água da chuva (Manoel Alves Rangel); Reutilizar produtos e reciclar materiais (Luiz Délio Mendonça): Análise das diferentes formas de armazenamento de lixo (Manoel Ducas de Brito); Simulação de estação de tratamento de esgoto (Chrysanto Henrique de Souza).





Fonte: Secom