sexta-feira, 14 de junho de 2019

Após desabamento, reparo do forro da Catedral deve ser concluído nas próximas semanas


O reparo total do forro de gesso da Catedral do Santíssimo Salvador, em Campos, deve ser concluído nos próximos dias. Segundo a administração da Catedral, a recuperação do telhado está concluída e o engenheiro civil responsável pela obra terminará, ainda esta semana, o projeto de restauração do forro do templo para apresentá-lo ao Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

Parte do forro de gesso desabou na madrugada do sábado, dia 18 de maio. A queda da estrutura aconteceu após as fortes chuvas do dia anterior e só foi percebida pela manhã, quando funcionários e padres chegaram para iniciar os preparativos da missa das 7h. Os escombros atingiram um confessionário e cadeiras localizadas do lado direito da nave principal. Não houve feridos.

Patrimônio tombado — O projeto do reparo do forro precisa de restauro que preserve a originalidade da estrutura, já que o prédio da Catedral é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

Em estilo neoclássico, a Catedral do Santíssimo Salvador foi inaugurada em 1935 e tem como um de seus destaques os vitrôs ricamente trabalhados, que ilustram passagens bíblicas e não foram danificadas. Parte de seu acervo sacro integra o “Inventário de arte sacra fluminense”, levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Embora o teto não esteja totalmente recuperado, a Catedral tem autorização da Defesa Civil para funcionamento.






Fonte: Terceira Via