quinta-feira, 27 de junho de 2019

São João da Barra mostra seu potencial para negócios na Feira Brasil Offshore em Macaé


A participação na 10ª edição da Feira Brasil Offshore vem sendo encarada como uma oportunidade para São João da Barra mostrar seu potencial para negócios não só no setor industrial, em franco desenvolvimento em decorrência do complexo portuário do Açu e de empresas multinacionais que compõem a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Turismo, hotelaria e agricultura são outros setores, considerados promissores, apresentados no stand do município, que recebeu um grande número de visitantes no segundo dia do evento, na quarta-feira 26; em sua maioria, empresários, políticos e estudantes, uforam recebidos pela prefeita Carla Machado. 

Também esteve por lá o chefe da Superintendência da Seção de Políticas de Emprego da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro - órgão vinculado ao Ministério da Economia -, Ricardo Leite Ribeiro, que discutiu com as autoridades municipais questões relacionadas à empregabilidade. Na oportunidade, ele recebeu da prefeita a proposta de cooperação técnica, que permitirá a continuidade do trabalho de emissão de carteira de trabalho em São João da Barra até julho de 2023.


“Entregamos as exigências da Portaria 369/2013 para que a população continue sendo beneficiada, principalmente os jovens, facilitando a inserção no mercado de trabalho”, declarou a prefeita, que aproveitou a oportunidade para solicitar a disponibilização de um servidor do Ministério da Economia para expandir ainda mais os serviços, como por exemplo, entrada em seguro-desemprego, homologação de demissão e confecção das carteiras de trabalho no próprio município, entre outros.


A intenção, de acordo com o chefe da Superintendência, é avançar ainda mais no atendimento realizado pelo Ministério, viabilizando a emissão do documento. “Avaliaremos o cumprimento das exigências para que possamos assinar o acordo. Posteriormente, daremos continuidade a esse serviço de emissão da carteira de trabalho – disse Ricardo, explicando buscará articular essa disponibilização junto à Superintendência de um funcionário para o município. 


Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico participaram da reunião o secretário, Luiz Paulo Madureira,; o superintendente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e interino de Trabalho e Renda, Luciano Barreto; e o superintendente Portuário e Industrial, Marcelino Souza. Também estiveram presentes a superintendente de Atendimento ao Trabalhador da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Andréia Baptista da Silva Corrêa; o analista de Políticas Sociais da Superintendência de Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, Eduardo Medeiros.