sábado, 15 de junho de 2019

Proposta técnica de contenção do mar em Atafona


Durante reunião no Ministério Público Federal, na última quinta-feira, 13, em Campos dos Goytacazes, com a presença do procurador da República Bruno de Almeida Ferraz, uma nova proposta técnica para contenção do mar em Atafona foi apresentada à prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e ao grupo de trabalho interdisciplinar. A alternativa, semelhante à do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária (INPH), tem como base obra de engenharia com a instalação de espigões e quebra-mar, com engordamento da praia utilizando areia.

Em julho, haverá nova reunião para dar continuidade às avaliações dos especialistas nas apresentações de linhas de projetos. O encontro faz parte do cronograma do grupo de trabalho interdisciplinar - composto por membros do Poder Público Municipal ; MPF; Ministério Público Estadual (MPE); Defensoria Pública do Estado; representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); Ibama; Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Marinha do Brasil; Ong SOS Atafona.


“Por mais que não seja uma obrigação do Município, é do nosso interesse que este problema seja resolvido, e para isso, estamos nos empenhando ao máximo na busca de uma solução viável para esse problema da erosão costeira, que acontece desde a década de 1950, em Atafona, trazendo prejuízos em diversos segmentos, como pesca, turismo e afligindo toda população”, disse a prefeita. 

Também participaram da reunião o coordenador e o Superintendente do INEA, Anselmo Federico e René Justen, respectivamente; a analista ambiental Micaela Nicolite; representante da Secretaria de Estado de Defesa Civil; gerente de relações instituições da empresa Porto do Açu, Caio Cunha; os integrantes do Movimento SOS Atafona, Verônica Vieira e Geraldo Beiruth.

Da administração municipal, compareceram a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra; a coordenadora de Meio Ambiente, Marcelle Terra; o coordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto; a subprocuradora, Lavínia Furtado; o secretário de Obras, Alexandre Estefan; e o secretário de Assistência Social, Alex Caetano.