sábado, 29 de junho de 2019

Feira no Jardim do Liceu promove agricultura familiar até este sábado


Se encerra neste sábado (29), às 16h, a 3ª Feira Territorial da Agricultura Familiar do Norte Fluminense 2019. Quem procura por alimentos saudáveis pode comparecer ao Jardim do Liceu e adquirir frutas, verduras, legumes, hortaliças e temperos sem agrotóxicos, além de conferir diferentes barraquinhas com artesanatos em geral. Tudo com preços acessíveis.

A feira tem apoio da Prefeitura de Campos e é desenvolvida pelo Colegiado Territorial do Norte Fluminense Cícero Guedes. No evento, agricultores quilombolas, comunidades ribeirinhas, assentados e pescadores dos municípios da região Norte Fluminense, como Campos, Cardoso Moreira, São Francisco Itabapoana, Quissamã, Carapebus e Macaé, comercializam produtos da agricultura familiar em 24 tendas.

Haverá, também, rodas de conversas com temas “Circuito de Comercialização”, “Diversidade Produtiva”, “Certificação Social Orgânica”, e atrações musicais.

O secretário Municipal de Agricultura, Robson Correa, destaca a importância do evento para agricultura familiar do município. “O nosso objetivo é estar presente em todas as etapas dos agricultores familiares, desde a preparação do solo para o cultivo até a comercialização dos seus produtos. É estar levando estrutura e assistência ao campo, beneficiando produtores rurais”, informou o secretário Robson Correa.

Um dos membros do Colegiado, Hermes Oliveira, explica que a principal importância da feira é a divulgação e a integração com a comunidade. “Quando falamos em divulgação, o nosso objetivo é levar informações dos nossos produtos, como por exemplo, onde e de que maneira são cultivados. A qualidade oferecida além de estar ajudando acabar com invisibilidade da agricultura familiar perante os grandes mercados”, relatou Hermes Oliveira.

A servidora pública Neiva Sales, de 42 anos, aproveitou a passagem pelo Jardim, quando parou para conferir as hortaliças. “Aos poucos estou me habituando em comprar verduras, frutas e hortaliças diretamente das feirinhas como essa na cidade. Sempre busco saber se são produtos orgânicos, pois são frescos e mais naturais, não prejudiciais à saúde”, disse Neiva.






Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes