sexta-feira, 21 de junho de 2019

Estação mais fria do ano começa nesta sexta-feira

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 de 21 de junho e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

Uma das principais características do inverno no Brasil é o tempo seco, dias com muito sol e umidade do ar baixa, com muitos dias com umidade relativa de 20% a 30% na maioria das áreas do país. Em anos de neutralidade em relação a eventos de El Niño e La Niña, a chuva do inverno no Brasil ainda ocorrer com regularidade na costa leste do Nordeste e em áreas do extremo norte da Região Norte. Mesmo assim, a frequência e o volume de chuva tende a diminuir no decorrer da estação. A chuva do inverno em áreas do Sul, do Sudeste e no Centro-Oeste depende basicamente da passagem das frentes frias.


Queimadas e geada

É também a estação onde as queimadas se alastram pelo país, intencionais ou não. A falta prolongada de chuva facilita a expansão dos focos de fogo, pois a vegetação vai ficando cada vez mais ressecada.

A passagem de grandes fortes massas de ar frio de origem polar sobre o país também é comum causando dias frios no Sul e em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. É comum termos vários dias com madrugadas com menos de 10°C em muitas áreas destas Regiões. O frio intenso provoca fenômenos como a geada em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste e ocasionalmente a neve na Região Sul.


Friagem

Algumas destas massas polares conseguem provocar o fenômeno da friagem, que é a queda da temperatura acentuada provocada pela passagem do ar frio de origem polar sobre Rondônia, o Acre e o sul do Amazonas . Algumas massas polares podem chegar até a Bahia e ao Tocantins.






Fonte:  Clima tempo