quinta-feira, 20 de junho de 2019

Articulação para fortalecimento da cultura em São João da Barra


Representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro visitaram São João da Barra na terça-feira, 18, para conhecer as necessidades e demandas, com o intuito de unir forças junto ao município para fomentar cada vez mais o segmento na região. O encontro aconteceu na Prefeitura, com a presença dos secretários de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, e de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Ruan Lira, foi representado no encontro pelo assessor especial, Pablo Fernanddez. Da Secretaria de Estado também participaram a assessora, Jeane Hespanhol Mozer, e a coordenadora de Dança, Denise Acquarone; Representando o Colegiado Estadual de Dança, estava Jonhatan Martins.

“A orientação do secretário Ruan Lira é fortalecer a cultura em todo o Estado. Por isso estamos visitando as regiões e unindo forças junto aos municípios”, disse o assessor Pablo, ressaltando que é preciso parceria para fazer a diferença e virar o jogo rumo ao desenvolvimento cultural.

Para o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, a reunião foi importante e produtiva. Primeiro, pelo reconhecimento, por parte do Estado, do potencial cultural e turístico do município. Depois, por entender que ações conjuntas são fundamentais.

“Esse encontro semeia possibilidades de parcerias e realizações de ações que possam trazer para a região estruturas e condições dos munícipes potencializarem ainda mais a cultura, que uma marca de São João da Bara. Precisamos, portanto, institucionalizar isso, através do Conselho Cultural, envolvendo a iniciativa privada e o próprio Estado”, avaliou o secretário.

O secretário de Turismo, Edivaldo Machado, ponderou que em São João da Barra é praticamente impossível separar cultura e turismo. “Por exemplo, aqui nós temos o turismo gastronômico, religioso, e até o natural, muito forte, e isso é cultura nossa”, enfatizou Edivaldo, acrescentando que o papel do estado e do município é fomentar as políticas culturais e elas precisam vir da realidade, do que é tradição, da demanda popular e do desenvolvimento local.

– Vamos fazer um levantamento da parte cultural da região para podermos estar fomentando a cultura aqui. Estaremos marcando um dia de reunião com artesãos e todas as pessoas envolvidas com a cultura da cidade para que a gente possa estar conhecendo de perto toda a necessidade da população – finalizou a assessora, Jeane Hespanhol Mozer, agradecendo pela receptividade dos secretários e de toda equipe da Prefeitura.