segunda-feira, 10 de junho de 2019

Orientação sobre Aedes aegypti em escolas de São João da Barra


O Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental (NCZ), da Secretaria de Saúde de São João da Barra, está com a agenda aberta para atender as escolas do município, das redes pública e particular, para orientação educacional de como combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e de pulverização do espaço.

— Não temos um cronograma fixo. Combinamos com as escolas, de forma prévia, a realização da ação. Estamos sempre prontos para realizamos a parte educacional, levando orientações de como evitar a proliferação de mosquitos através de palestras nas unidades pública e privada. As unidades precisam liberar os alunos no período da tarde, já que a pulverização é de inseticida e, por isso, a escola deve estar vazia — conta Marcos Machado, coordenador do NCZ.


Diversas escolas e creches já receberam a visita dos agentes do NCZ. As mais recentes ocorreram na Creche Marcos Medeiros Valiengo, no bairro Nova São João da Barra, e no Ciep Gladys Teixeira, ambos na sede do município. A ação realizada é de UBV costal com pulverização de inseticida em toda a área das unidades escolares, promovendo o controle de mosquitos adultos. 

A chikungunya é uma das mais preocupantes doenças transmitidas pelo mosquito, já que os sintomas são mais graves, com duração de 14 dias. Causa intensa dor nas articulações, febre alta, podendo surgir linfonodos nos pescoços e virilha, além de exantema (vermelhidão) principalmente no tórax, podendo acometer as palmas das mãos. Quando a doença se estende por mais de 14 dias, pode haver complicações e o paciente deve procurar atendimento médico com urgência.







Fonte: Secom PMSJB