quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Vereadores denunciam Neco por improbidade administrativa na saúde de SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, poderá sofrer uma ação por improbidade administrativa. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, Aluízio Siqueira, que formulou um documento protocolado nesta terça-feira (27) no Ministério Público Estadual (MPE). O motivo da denúncia seria a “má gestão” na saúde do município. O Centro de Emergência Pedro Otávio Enésio Barreto estaria com as portas fechadas devido à falta de ar condicionado, médicos e materiais de limpeza.

O presidente da Câmara informou que seis pacientes graves internados na UPG, três crianças e outros adultos na Enfermaria estariam sofrendo com o calor excessivo porque o ar condicionado estaria com defeito, assim como o aparelho de ventilação mecânica. A falta de medicamentos utilizados em atendimentos básicos e de insumos para a manutenção desses atendimentos também estaria comprometendo os serviços do Centro de Emergência.

“Outra situação no mínimo complicada é a falta de pagamento dos enfermeiros e médicos que atuam na unidade. A Câmara soube que o último repasse da Prefeitura de SJB foi no valor de R$ 500 mil, mas que os enfermeiros não receberam o décimo terceiro e os médicos sequer o salário de novembro. Por isso, muitos não estão indo trabalhar e não podemos culpa-los por isso. A verdade é que a saúde em São João da Barra está insalubre”, explicou Aluízio. Por causa dessa situação, o Centro de Emergência não está recebendo novos pacientes: aqueles com enfermidades menos graves estão sendo encaminhados para o Posto de Barcelos e as emergências para o Hospital Ferreira Machado (HFM) em Campos.

Essa situação teria acarretado a denúncia feita pelos vereadores. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o MPE está em recesso, mas a secretaria já protocolou a denúncia para a posterior instauração do inquérito civil.





Fonte: Terceira Via