sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Centro de Emergência volta a fechar portas em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O Centro de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto voltou a ter as portas fechadas por alguns minutos em São João da Barra. Seis médicos assinaram um documento, remetido ao Ministério Público, Câmara, secretaria de Saúde e 145ª Delegacia de Polícia, no qual relatam a ausência de diversos profissionais considerados essenciais para o bom funcionamento da unidade. Agora, o atendimento está restrito aos casos de emergências “amarelas” e “vermelhas”. Eles relatam, ainda, que não é possível realizar exames na unidade.

Segundo consta no documento, a medida de interromper alguns atendimentos é “garantir a qualidade do atendimento pleno dos pacientes de maior gravidade”. “Informamos também que existe uma restrição na realização de exames laboratoriais indispensáveis para realizar diagnósticos e acompanhamento dos pacientes graves na UPG”, dizia parte do documento.

A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura de São João da Barra para falar sobre o assunto, sem êxito.

Essa não é a primeira vez que a unidade de saúde fecha. O Centro de Emergência de SJB chegou a interromper alguns serviços no dia 14 de outubro. Na ocasião, a porta da unidade foi lacrada e um comunicado informou que o atendimento estava sendo somente na “emergência vermelha”. Uma semana antes, funcionários fizeram um protesto em frente à unidade de saúde, por conta de atraso em salários. Segundo os manifestantes, a Prefeitura não repassava o valor devido há dois meses. Outubro também foi o mês que a centenária Santa Casa de Misericórdia, com mais de R$ 4 milhões a receber da Prefeitura, fechou as portas.





Fonte: Folha da Manhã