segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Expectativa para o verão de São João da Barra

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
Mesmo com uma programação festiva ainda incerta, a expectativa é de grande movimento nas praias de São João da Barra. Segundo o vice-prefeito eleito Alexandre Rosa (PRB), o verão 2017 será mais simples e a estratégia do próximo governo é buscar parcerias. Mesmo prevendo algo mais simples, diferente de anos anteriores, a grande procura pelas praias já pode ser sentido na principal estrada que dá acesso a São João da Barra, a BR 356.


Alexandre Rosa explicou que a programação de shows para a virada do ano ainda é responsabilidade do atual governo. “Réveillon ainda não é por nossa conta. Estamos buscando parcerias para que a gente possa fazer um verão simples, mas fazê-lo. Fazer uma programação legal que possa atrair o turista, agradar a família. Vamos buscar parcerias para isso, vamos fazer chamamento público para que algumas empresas possam estar participando, patrocinando eventos já que não temos recursos suficientes para fazer”, disse.

A equipe de reportagem tentou contato com o secretário de Turismo de SJB, Márcio Soares, para saber se já havia alguma programação fechada para o Réveillon e como está a questão da transição em relação ao movimento do verão sanjoanense, sem êxito.

Tudo indica que a programação seja anunciada nos próximos dias. Nos últimos anos, a Prefeitura organizava três shows para a virada do ano, sendo um na sede do município, outro em Grussaí e outro no Açu, 5º distrito de SJB. Em 2015, por exemplo, a programação foi anunciada antes do Natal. 

Ainda em 2015, São João da Barra já vivia uma situação de crise econômica e o prefeito José Amaro de Souza Neco (PMDB) chegou a anunciar que haveria cortes das atrações nacionais. Como a crise no município se agravou este ano, inclusive com servidores sem saber quando vão receber a segunda parcela do 13º salário, tudo indica que a programação da virada também não conte com atrações nacionais.

Já a prefeita eleita Carla Machado (PP), que tomará posse no dia 1º de janeiro, sempre que questionada sobre o verão, fala apenas em uma programação simples e criativa. Porém, a programação dos tradicionais shows dos finais de semana do verão 2017 também não foi anunciada ainda.

Praias estão aptas para banho, diz Inea

Apesar de a programação de shows ainda não estar definida, quem tem o intuito de apenas aproveitar as praias sanjoanenses não vai se arrepender. 
Segundo último boletim de balneabilidade de praias, divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em setembro de 2016, apenas a Lagoa de Grussaí foi considerada imprópria para banho, somente na região da passarela e da ponte. Na região próximo a barra, o Inea considerou a lagoa apta para banhistas.

As outras praias, como Atafona, Chapéu do Sol e Grussaí, foram consideradas próprias para o banho. O Inea orienta que as pessoas devem evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galerias pluviais ou canais de dragagem.


Trânsito moderado entre Campos e São João da Barra

Desde a última sexta-feira (23), a elevação do movimento na BR 356, estrada que liga Campos a São João da Barra, começou a ser sentida, porém o fluxo foi considerado moderado. Para coibir irregularidades, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou a montar uma operação especial para o fim do ano. 


Quem pegou estrada cedo, como foi o caso do eletricista José da Silva, de 42 anos, não teve surpresas no percurso. “A estrada para São João não está muito ruim. Estou acostumado a ir para as praias de lá, então não vejo muitos problemas”, contou.

A operação da PRF começou na última sexta-feira e tem por objetivo prevenir acidentes e diminuir a violência no trânsito, durante o período de fim de ano, férias escolares e Carnaval, quando o movimento de veículos é intenso.

Movimento intenso também foi registrado na rodoviária Roberto da Silveira, em Campos, de onde saem os ônibus com destino a São João da Barra, Atafona, Grussaí, Açu e Chapéu do Sol.







Fonte: Folha da Manhã