quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Alerta de tempestade com raios para o Norte Fluminense

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta para esta quarta (14) de tempestades com raio, granizo e grande quantidade de volume acumulado, principalmente para o Noroeste Fluminense. Em Campos, de acordo com o Inpe, a previsão é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima será de 25°C e a máxima chega aos 33°C. Apesar da forte chuva e raios registrados na noite dessa terça-feira (13), nenhum incidente foi registrado, segundo a Defesa Civil. A região noroeste continua contabilizando os estragos do último sábado.

A chuva, que estava prevista para 30 milímetros, ficou nos 14,6 milímetros. O rio Paraíba do Sul que atingiu 7,13 na terça-feira, diminuiu três centímetros nesta quarta-feira. Já o rio Ururaí chegou a 2,96.

— O esperado para chover na última noite era de 30 milímetros, mas isso também não quer dizer que nos outros municípios não tenha chovido essa quantidade. Na região o lugar em que mais choveu foi em Pádua com 46 milímetros, depois Italva com 36, Itaperuna com 11 e Natividade com 2, 9 milímetros – disse o coordenador executivo da Defesa Civil, Edson Pessanha.

De acordo com Edison Pessanha, ainda há previsão de chuva para esta quarta-feira. “A previsão é de 30 milímetros, mas não é preocupante. A gente segue monitorando. Apesar da chuva forte não recebemos nenhuma notificação de alagamento”.

Para o assessor de prevenção da Defesa Civil, tenente Rubens Gomes, mesmo o rio Paraíba tendo uma queda entre esses dois dias, ficando com um nível aceitável, a previsão é que ele suba nos próximos dias. “A gente vai receber bastante água da Ilha dos Pombos e a previsão é que o nível se eleve”.

Na região – As cidades de Itaocara, Aperibé e Santo Antônio de Pádua sofreram com uma tromba d’água no último sábado. O volume de água chegou a ser de 100mm em algumas localidades. Várias ruas ficaram alagadas e 708 pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas em Itaocara. Todas voltaram para suas casas, mas uma campanha de doações de alimentos, roupas e produtos de limpeza continua. Moradores do próprio município e de cidades vizinhas se mobilizaram para ajudar os atingidos.

Na noite da última segunda-feira, a chuva voltou a castigar a região. Diversas ruas ficaram alagadas em Aperibé. Na localidade de Pito Aceso, a água chegou a invadir algumas casas, mas não houve desabrigados ou desalojados. Em Itaocara, a força da chuva derrubou fios de energia elétrica em duas ruas, que foram interditadas pela Guarda Municipal. O serviço foi recomposto na manhã dessa terça.

Em Bom Jesus do Itabapoana, o rio Itabapoana transbordou na madrugada da última segunda-feira e chegou a 2,40m em pouco tempo. No entanto, a água baixou rapidamente e o nível do rio estava em 1,90m na manhã de ontem, segundo a Defesa Civil, 20cm abaixo da cota de transbordo.





Fonte: Folha da Manhã | Inpe