quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

São João da Barra está sem transporte público


O prefeito Neco (PMDB) foi o responsável por concluir, em agosto de 2013, a implementação das linhas municipais de ônibus em São João da Barra. A novidade agradou, com subsídio da Prefeitura, a passagem custava R$0,90 para qualquer localidade do município. Não demorou muita para os problemas chegarem. O prefeito teve que cancelar o contrato com a primeira empresa, contratou outra de forma emergencial — a partir de então sem cobrança de tarifa — e agora, no apagar das luzes, o serviço não existe mais na cidade. O motivo: o prefeito não paga à empresa de ônibus que atendia aos munícipes. A dívida gira em torno de R$ 600 mil e não há uma resposta sequer.

— Nosso contrato, oficialmente, terminou no dia 9 de dezembro. Nós paramos antes, no dia 18 de novembro. Nossos funcionários estão há três meses sem receber, tem gente passando necessidade. Amanhã vou junto com os funcionários para a Prefeitura para tentar uma solução. Não consegui encontrar o secretário de Fazenda para nos passar uma resposta. Tem uma nota nossa lá (na Fazenda) que só falta liberar o pagamento — afirmou Adriano Ferreira, gestor de frota da empresa LKL, acrescentando que outras notas estão sendo “travadas”.

Na Prefeitura existe uma ocupação de quem tem dinheiro a receber do município na recepção da secretaria de Fazenda desde terça. Eles também aguardam Dalmo Caetano, secretário da pasta, para chegar a uma solução sobre dívidas. Por telefone, a Folha também tentou contato com o secretário, mas não teve resposta.

Responsável pela secretaria de Transportes, José Vitor Silva comentou o caso. “A LKL me comunicou que iria parar, pleiteando pagamento. Todo o processo de fiscalização, por parte da secretaria, está correto. Eles nos notificaram, fizemos uma contra notificação e passamos para a Procuradoria”.

Até o mês passado, cinco ônibus gratuitos circulavam no município. Hoje não tem nenhum.






Fonte: Folha da Manhã