sábado, 31 de dezembro de 2016

Caos na saúde de Campos: Mofo e lixo no PU de Guarus

(Foto: Leitor |  A.N.I)
Novas denúncias, velhos problemas. Na manhã dessa sexta-feira (30), antevéspera de Réveillon e posse do novo prefeito Rafael Diniz (PPS), leitores procuraram a Folha da Manhã para denunciar as péssimas condições do PU de Guarus, no Jardim Carioca. As imagens feitas pelos pacientes mostram mofo nas paredes, lixo hospitalar acumulado ao lado da capela mortuária, camas sem colchões, além de lençóis, cadeiras de repouso com o estofamento rasgado e banheiros sujos.

Esta não foi a primeira vez que a unidade foi alvo de denúncias. No dia 10 de dezembro, pacientes que tentavam fazer exame de urina, fezes e escarro tiveram que comprar os próprios coletores em farmácias particulares, pois o estoque do PU estava zerado. Na ocasião, os usuários também sofreram com a falta de água para beber e com banheiros imundos.

— Isso aqui está um absurdo. Tudo feio, tudo sujo. Eu venho aqui por não ter aonde ir. Mas isso aqui é muito ruim. E não é de hoje. Já vi lençol sujo, esgoto vazando, banheiros sem condições de higiene. Hoje (sexta-feira) tem mofo em várias paredes e as macas estão em condições precárias. Espero que eles reformem e equipem o posto logo — disse uma usuária do SUS, que buscou o PU de Guarus na tarde dessa sexta-feira para garantir uma consulta para a filha menor.

A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura e com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante a tarde dessa sexta-feira, mas não obteve resposta.






Fonte: Folha da Manhã