quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Paula Queiroz: Espantando a ressaca do pós festas de fim de ano


Final de ano e sempre rola um exagero nas festas, não é mesmo? Não tem escapatória, exagerou na dose ou misturou o que não devia, ela aparecerá: a ressaca, com todos os seus incômodos no pacote, dor de cabeça, enjoou, franqueza e sede, muita sede. De certo, algumas receitas e dicas são lendas porque não agem sobre o álcool, podendo até irritar ainda mais o estômago. 

Inicialmente é importe prevenir-se contra a ressaca, fazendo sempre uma boa refeição antes. O caminho é incluir na refeição um alimento rico em gordura poli-insaturada, para ajudar a proteger o fígado. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em peixes e no azeite extravirgem. Quer uma dica?? A melhor opção é pedir salada, risoto ou peixe e regar com azeite.

Lembre-se da hidratação durante as festas. Faça uma pausa entre as rodadas para beber água ou suco. Você vai evitar – ou pelo menos retardar – a desidratação. 

Seu corpo sofre uma baixa nos níveis de glicose quando você exagera no álcool. Por isso a saída é devorar balas e chocolates? Os doces NÃO curam a ressaca, mas ajudam a manter os níveis de glicose equilibrados no sangue

Dica de suco pra ressaca: 


Suco 1
1/2 maçã, 2 laranjas (suco), 150 ml de água de coco, 1 folha de couve e 1 lasca de gengibre. A maçã pode ser substituída pelo abacaxi e, neste caso, a laranjas devem ser retiradas.


Suco 2
1 fatia de melão, 100 ml de água de coco, folhas de hortelã

Vale lembrar que os sucos devem ser feitos e ingeridos na sequência, para não perder os nutrientes. Não dá para fazer o suco e deixar pronto na geladeira.




Paula Queiroz: Bióloga, Nutricionista, pós graduanda em Nutrição em estética corporal, extensão em suplementação voltada a prática do treinamento esportivo.