terça-feira, 13 de setembro de 2016

Os perigos dos refrigerantes


Já estamos cansados de ouvir que o consumo de refrigerante aumenta o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago. E ainda há aqueles que possuem o péssimo hábito de trocar o consumo diário de água por refrigerante!

Não sou um chato natureba, só prezo a qualidade da vida. Por isso entendo o quanto esses refrigerantes são viciantes e o fato de haver muitas pessoas que dizem que não conseguem mais viver sem. E eu digo: você consegue, sim! E quando conseguir, viverá mais e melhor.

O consumo de refrigerante pode agravar quadros de gastrite e flatulência, além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por cáries e erosão dental (processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes), sem contar o amarelamento dos dentes. Além disso, o refrigerante contém altos níveis de açúcar.

Veneno diet

Costumo dizer que o refrigerante é um verdadeiro veneno, pois seus riscos vão muito além do aumento de peso. E engana-se quem pensa que a versão diet é mais saudável. O refrigerante diet é uma verdadeira bomba de aspartame, que, em altas doses, pode aumentar o risco de câncer.

Quando o aspartame é submetido a uma temperatura superior a 30o C, libera ácido fórmico, substância utilizada como veneno para formiga. E qual é a temperatura média do corpo humano? 36o C. Isso significa que, toda vez que ingerimos aspartame, ele é transformado em ácido fórmico.

Para completar, o refrigerante é tão ácido (seu Ph gira em torno de 2,2) que, para neutralizá-lo, são necessários mais de trinta copos de água.

E mesmo sendo diet, ele é capaz de gerar resistência periférica à insulina, causando hiperglicemia e constante vontade de comer açúcar. Além disso, o refrigerante diet não apresenta nenhuma fonte nutricional e ainda possui excesso de sódio. Sim, ele possui baixas calorias, mas são calorias vazias, assim como as do álcool, que em nada contribuem para a nutrição do organismo.





fonte: Blog Dr. Barakat