terça-feira, 2 de agosto de 2016

9ª Bienal do Livro de Campos será aberta na próxima sexta-feira



A Prefeitura de Campos divulgou na tarde desta segunda-feira (1ª) a programação da 9ª Bienal do Livro de Campos, que começa na próxima sexta-feira (5) e prossegue até o dia 14, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

Além da literatura, outros assuntos estarão em debate como estética, cultura urbana, futebol, olimpíadas, meio ambiente, drogas, pedofilia, dramaturgia, entre outros temas. Entre os nomes confirmados estão Fabricio Carpinejar, Leda Nagle, Leandro Karnal, Carlos Eduardo Novaes, Jairo Bouer e Bruno Laurence.

A maior feira literária do interior do Estado do Rio contará com 27 estandes e dois espaços: O Café Literário e a Arena Multicultural, que contemplará uma programação para todas as idades.

Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a Bienal terá apresentações infantis, teatrais com artistas da casa e uma praça de alimentação com food trucks.

– A programação foi redimensionada, assim como a estrutura. Mas a qualidade continua a mesma das edições anteriores – destaca Patrícia Cordeiro.

A filha do homenageado Waldir de Carvalho, a escritora Walnize de Carvalho, participou do lançamento e destacou que uma das lições do seu pai foi a imparcialidade. Waldir esteve presente em todas as bienais com seus livros e sempre lembrado. “É motivo de muito orgulho para a minha família. Ele era um amante do livro. Ele tinha uma biblioteca só de autores campistas e sempre prestigiou. A sensibilidade vinha de dentro dele”, acrescenta a escritora.

Walnize de Carvalho cita uma frase de seu pai para terminar a entrevista. “O livro é um mestre que nos ensina sem nos constranger”, finalizou a Walnize.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, falou sobre o benefício do Cred Livro, no valor de R$ 70, este ano não só para professores, mas também diretores, auxiliares de creche e outros. Ao todo, mais cinco mil profissionais terão direito ao vale para a compra na Bienal, além dos alunos com a Notinha Legal, no valor de R$ 10.

Participaram do evento o presidente da Associação de Imprensa Campista, Vitor Menezes; o gerente de literatura da Fundação Cultural, Alcir Alves, e o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho.

Programação completa: Aqui





Fonte: Ascom