domingo, 28 de abril de 2019

Romaria luminosa de Nossa Senhora da Penha


A Romaria Luminosa, mais um ato de fé e devoção à Nossa Senhora da Penha, atraiu fiéis para a programação em homenagem à padroeira de Atafona. A imagem da santa saiu em procissão, na tarde desta sexta feira, 26, da Igreja São João Batista, na sede do município , em direção ao Santuário, onde foi celebrada missa em seu louvor.

Durante o trajeto, os fiéis rezaram e entoaram cânticos, com emoção, e louvores à santa. O andor ornamentado de flores brancas e amarelas seguiu em carro aberto. A guarda Civil Municipal fez a escolta durante toda a caminhada de mais de três quilômetros.

A Romaria Luminosa começou há três anos, logo depois que a imagem foi totalmente restaurada, e acabou por entrar na programação da Festa da Penha. "Nós, da Irmandade São João Batista, acolhemos com gosto essa peregrinação de fé. Além disso, reforça a união das duas irmandades: a São João Batista e a de Nossa Senhora da Penha", diz o restaurador e vice-presidente da São João Batista, Jorge Renato Amaral.

A coordenadora da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Viviane Meirelles, também fala com entusiasmo sobre a Romaria Luminosa. Segundo ela, é mais um ato de fé dos romeiros que seguem em oração até o Santuário, em Atafona.

Na segunda-feira, 29, acontece o ponto alto de louvores à Nossa Senhora da Penha, com culminância da programação religiosa. A procissão que acontece em Atafona, inclusive, foi decretada patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A festa de Nossa Senhora da Penha é uma das mais tradicionais da região; uma devoção centenária.





Fonte: Secom PMSJB