quarta-feira, 10 de abril de 2019

Realizada mais uma reunião da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) de SJB


A Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate) de São João da Barra se reuniu nesta terça-feira, 09, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF/SJB). No encontro foram discutidas ações para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à empregabilidade, com destaque para Programa de Estágio, e discutido o Circuito de Palestras para a Juventude.

A Comtrate foi implantada em 2017 e é formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda, Instituto Fluminense de Educação (IFF), além de RHs de empresas que atuam no complexo portuário do Açu.


“O Programa de Estágio está ganhando corpo e próximo de se tornar mais uma oportunidade para os sanjoanenses”, contou o superintendente municipal e Trabalho e Renda, Sávio Sabóia, complementando que, na ocasião, foi definido o calendário anual para o Circuito de Palestras.

Palestra – O Circuito de Palestras é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, com apoio direto do Comtrate e seus participantes. A primeira aconteceu também nesta terça-feira, 9, no IFF com o tema: “Gestão de terminais Portuários: operação, tecnologia e desafios”, ministrada pelo Gerente Geral do T-mult da Porto do Açu Operações, Marcelo Patrício.


Segundo Sávio Saboia, o Circuito pretende percorrer localidades como Açu, Grussai e Atafona. “Hoje foi a primeira palestra do ano e já contamos com calendário anual pré-definido. O Circuito tem o objetivo de transferir a jovens e adultos conhecimento, exemplo de experiência de sucesso e dar-lhes perspectivas de tudo que está acontecendo pelo Brasil em matéria de mercado e tecnologia”, pontuou.

Confira o calendário de palestras:

Maio: dia 15 – NOV:

- Positividade – Construir resultados positivos na vida profissional

- Ana Paula Furtado

- Local: IFF;

- Público-alvo: estudantes do IFF e rede municipal;

Junho: dia 19 – Ferroport:

- Orientações para currículo e entrevista;

- Local ainda a definir

Julho: dia 10 – Andrade Gutierrez:

- Tema e locais ainda a serem difinidos


Agosto: dia 21 – Acciona:

- Processo Seletivo e Dinâmica de Grupo;

- Local ainda a definir


Setembro: dia 18 – Technip:

- Redes Sociais e Mercado de Trabalho;

- Local ainda a definir


Outubro: dia 16 – GNA:

- Tema e local ainda a serem definidos


Novembro: dia 13 – B. PORT:

- Tema e local ainda a serem definidos


Obs.: Os locais serão definidos pela Superintendência de Trabalho e Renda e membros da Comtrate;

- Horário das palestras – 14 horas;

- Aguardando os temas das empresas.