domingo, 21 de abril de 2019

Guarus desponta no eixo comercial em Campos

(Foto: Leon Jr)
Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto. O local, que fica em Guarus e que poucas décadas atrás era uma estrada de terra cercada em sua maioria por áreas de pastos, se transformou em um dos principais pontos do comércio de Campos. Posto de combustível, farmácias, Hospital Geral de Guarus, restaurantes e outros pontos comerciais colaboram para um movimento intenso na avenida que tem cerca de três quilômetros de extensão.

Recentemente, a inauguração do Superatacado OK e as obras a todo vapor do Guarus Plaza Shopping — o primeiro shopping de Guarus — colaboraram para tornar a região ainda mais próspera economicamente. Juntos, estes dois empreendimentos abrem cerca de 1.500 novos postos de trabalhos.

Com inauguração marcada para outubro deste ano, R$ 60 milhões em investimento e 1.200 empregos gerados de forma direta e indireta, o Guarus Plaza Shopping tem à frente o empresário Joílson Barcelos, que é proprietário do empreendimento e já prospecta mais crescimento para o local.

“Nós fizemos um estudo e percebemos que há uma grande quantidade de pessoas naquela região, porém ainda faltam negócios voltados para o entretenimento, por isso pensamos em algo novo. Estamos levando um modelo de negócio diferente que está sendo concretizado após este estudo sobre a área. Nossas expectativas são as melhores, a inauguração será já nos próximos meses e temos, inclusive, uma primeira expansão programada para 2020”, comemorou.

O grande desenvolvimento econômico da área no entorno da Senador José Carlos Pereira Pinto impressiona até mesmo os comerciantes mais antigos do local. O barbeiro Rafael Cordeiro mora na avenida desde quando tinha 22 anos. Hoje, aos 57 anos, ele lembra das mudanças.

“Quando eu vim morar aqui, a estrada ainda era de chão, estreita, muito pequena e o movimento aqui era muito pouco. A maioria dos veículos que transitava pela rua era carretas de cana. Alguns anos depois, asfaltaram e aí o comércio começou a melhorar um pouco. Perto de 2006 mais ou menos, começaram a mexer aqui novamente. Com o passar dos anos, o setor imobiliário também mudou demais. Isso aqui hoje tem o valor comercial muito grande. Quando vim morar aqui, eu não gostava e ver esse crescimento foi uma surpresa pra mim”, lembrou.


Visão de especialista — Para o economista Alexandre Delvaux, a tendência é que haja uma mudança de público nestes locais. “Estes empreendimentos atraem um público freqüente, inclusive pessoas de municípios vizinhos e que moram em áreas mais distantes. É possível que indiretamente, em função destes novos negócios, a região passe por uma transformação. Pequenos novos comércios podem surgir ali perto e isso vai trazer mais movimento para aquela região. Vai intensificar o fluxo de pessoas sem dúvida nenhuma. São empreendimentos importantes, não há dúvida”, ponderou.


Superatacado OK e Guarus Plaza Shopping — O Guarus Plaza Shopping foi desenvolvido no conceito Open Mall, um modelo de negócios com baixo custo para locação, com arquitetura moderna, paisagismo, áreas de lazer e grandes franquias já confirmadas. Na primeira fase serão 76 lojas, dentre estas, 3 âncoras e 2 mega lojas. Dentre os destaques de contratos já formalizados está um Supermercado Super Bom com 4.000 m2 e um cinema com 3 salas 3D de última geração. Na segunda fase, a qual ocorrerá após 12 meses da inauguração, haverá uma expansão com mais 1 âncora e 40 lojas com inauguração prevista para 2020.

O Grupo OK Superatacado é uma empresa capixaba do ramo atacadista, que foi inaugurada em Campos no dia 27 de março. Segundo o diretor-presidente da empresa, Cezar Roncetti, esta é a primeira unidade do Superatacado OK fora do Espírito Santo. O espaço tem com 4.000m² de área de vendas e abriu 320 postos de trabalho diretos, sendo a maior parte ocupada por mão de obra de Campos. O investimento na construção da loja foi no valor de R$ 15 milhões.

Crescimento — Guarus é o 3º subdistrito de Campos e tem mais de 120 mil habitantes. A região reúne inúmeras características que o tornam parte fundamental na engrenagem econômica do município. São 26 bairros em uma área total de 213,7 km² de extensão territorial, o que o torna que muitos municípios do estado do Rio de Janeiro, como Niterói.





Fonte: Terceira Via