segunda-feira, 22 de abril de 2019

30ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão em Petrópolis de 14 a 30 de junho


Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma mais uma vez em um burgo alemão com a Bauernfest. A 30ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 14 e 30 de junho no Palácio de Cristal e arredores. A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita.

Com base em perguntas dos leitores, a Beer Art recorreu à prefeitura de Petrópolis e montou um pequeno guia de orientação para a Bauernfest 2018, mas que em sua maior parte também servem para a edição deste ano (acompanhe no site da Beer Art a divulgação da programação e a cobertura do evento):


A Bauernfest é aberta ao público, portanto não é cobrado ingresso para entrar. Toda a programação gratuita, sendo pago apenas o que for consumido nas barracas. Os concursos que fazem parte da programação (como Chopp em metro, por exemplo) também são gratuitos, porém devem ser realizadas as inscrições (no próprio evento, em horário específico) para participação. Cada concurso tem suas regras a serem seguidas para participação. No caso do Concurso Chopp em Metro, só poderão participar maiores de 18 anos, com a apresentação de um documento de identificação com foto.


Por conta do grande fluxo de pessoas no evento, são especificadas algumas ruas em pontos estratégicos para estacionamento, embarque e desembarque. Ao sair a divulgação da programação oficial, são divulgados também esses locais.

Não existe nenhuma cobrança para entrada de ônibus de turismo na cidade, porém em se tratando de grupo de excursão há necessidade da contratação de um Guia de Turismo Regional (podendo ser um Guia de Petrópolis ou do estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o grupo tanto para o evento, quando para visitação nos atrativos da cidade.


30ª Bauernfest será expandida

Petrópolis já se prepara para receber sua festa mais tradicional: a Bauernfest. Este ano, o burgo alemão será expandido e terá 16 dias, sendo três fins de semana. A expectativa da Prefeitura é a de melhorar a qualidade da festa para o público, além de aumentar o número de turistas atraídos para a cidade com seis dias a mais em relação ao ano passado. O evento, que em 2019 chega à sua 30ª edição, movimenta a economia e é considerada a 2ª maior festa da cultura germânica do país


A Bauernfest é um dos principais eventos de Petrópolis. A comemoração começou com pequenas quermesses realizadas no início do século XX, no bairro Fazenda Inglesa, onde os primeiros colonos promoviam o retorno às origens com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã. Já em 1983, no Clube 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, surgiu a ideia de transformar a festa em um evento onde todos teriam conhecimento da história e tradições dos alemães da cidade de Petrópolis. O local escolhido foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. A partir de 1990, já com o nome Bauernfest e o apoio da prefeitura, o evento foi profissionalizado e cresceu, alcançando o formato atual da festa.







Fonte: secom PMP |