sábado, 20 de abril de 2019

Paixão de Cristo emociona grande público em São João da Barra


A Sexta-feira Santa, dentro da programação do Circuito Religioso de São João da Barra, foi marcada por dois espetáculos da Paixão de Cristo. Realizados em Barcelos e na Sede do município, as encenações emocionaram o público presente em uma das maiores expressões culturais e religiosas da Semana Santa. Mais de 200 artistas fizeram parte dos elencos. Os dois espetáculos contaram com apoio da Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer.

Após a procissão do Senhor Morto, o grupo Arte-Cristo subiu ao palco confeccionado pelo artista local Thiago Araújo, onde foram apresentadas cenas como a do sermão da montanha; a cura de um cego; a primeira festa no Palácio de Herodes; reunião no sinédrio; última ceia; o Horto das Oliveiras; Palácio de Pilatos, assim como a morte e ressurreição de Jesus.

- Desempenhar este papel por mais um ano ao interpretar Maria, Mãe de Cristo, foi mais uma vez emocionante-, disse a atriz e dançarina Carina Meireles, que este ano, completou 10 anos consecutivos atuando no teatro sacro e, ainda, ensaiou bailarinas para a coreografia final. O espetáculo da Paixão de Cristo é encenado há 33 anos em São João da Barra.


Integraram o elenco na sede, Miller Andrade (Jesus); Gilwagner Miranda (Judas), Carina Meireles (Maria), João Philipe Amaral (Herodes), Tarciso Malhardes (Pilatos); Matheus do Nascimento Maurício (Luzbel); Tamara Malhardes (Maria Madalena) e Elder Amaral (Zerá). Luiz Fabiano Machado dividiu a direção do espetáculo com Beatriz Pereira.

O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destacou a grande importância da atividade cultural que atraiu centenas de moradores e turistas.

- A encenação em dois distritos faz com que a cultura e o turismo religioso alcancem um maior número de pessoas. A performance de artistas locais é um fomento à cultura, enquanto processo educativo e profissional, fazendo com que a política cultural alcance a população tanto no quesito espectador/consumidor, quanto protagonista/produtor de Cultura -, disse.


Barcelos- No sexto distrito, a Companhia de Teatro fez uma apresentação na Escola Municipal Elysio de Magalhães, com o tema “E se fosse hoje?” que contou com 123 atores e seis cantores completando 16 anos do teatro no distrito.

- Agradeço de forma muito especial todo apoio que tivemos da prefeita Carla Machado e das secretarias envolvidas. Estamos muito felizes com o resultado de mais um ano -, afirmou Albert Campos, diretor do grupo Companhia de Teatro de Barcelos.

De acordo com o secretário de Turismo, Edivaldo Machado, atrações como a Paixão de Cristo, além de manter viva a tradição da cultura local, impulsiona o Turismo Religioso, e fomenta a economia. “É fundamental ter eventos de grande porte, como este, valorizando nossos artistas e trazendo turistas para o nosso Município”, ressaltou o secretário de Turismo, Edivaldo Machado.

O Circuito Religioso prossegue neste sábado, 20, com Vigília Pascal, às 20 horas, na igreja São João Batista; no domingo, 21, às 6h, Procissão da Ressurreição na praça de São João Batista; e Santa Missa de Páscoa, às 7h e 19 h, na igreja matriz. E de 21 a 29 de Abril tem comemorações a Nossa Senhora da Penha, em Atafona.





Fonte: Secom PMSJB