segunda-feira, 22 de abril de 2019

Festival do Caranguejo no Calendário Turístico de SJB


Repetindo o sucesso do ano passado o 2º Festival do Caranguejo - 2019, realizado no final de semana, 20 e 21 de abril, no Polo Gastronômico, em Grussaí, atraiu milhares de moradores e visitantes. O prato preparado com o crustáceo foi o preferido, mas outras opções da culinária, como peixes e carnes, também foram servidas.

Incluído no Calendário Turístico do Município, o Festival do Caranguejo, acontecerá todos os anos no feriado da Semana Santa. A ideia é expandir ainda mais o turismo gastronômico, já que esta cultura nos últimos tempos se transformou na principal atração de milhares de turistas.

"Temos na culinária um potencial forte, que precisa ser explorado ainda mais, já que a gastronomia é cultural, e os turistas gostam de viajar para conhecer festivais, que é uma tendência atualmente. E é por isso que estamos incentivando e estimulando o desenvolvimento do setor para que todos os anos possamos realizar esse evento", declarou o secretário de Turismo, Edivaldo Machado.

Para a quiosqueira, Cristiane Amaral, apesar do evento ter acontecido em dois dias, diferente da primeira edição, a avaliação é positiva. "Temos que levar em consideração que foi menos um dia para comercializar os caranguejos, mas mesmo assim conseguimos equiparar as vendas e obter um resultado satisfatório", comentou Cristiane que antes do evento fez um treinamento com a equipe de trabalho para melhorar ainda mais o atendimento.

Além da comida deliciosa e da boa música, a escultura gigante de um caranguejo chamou atenção de quem chegava ao festival. "Foi maravilhoso, passamos momentos agradáveis de descontração num ambiente familiar, teve até um playground para distrair as crianças, enquanto degustávamos os caranguejos ", ressaltou a mineira, Sofia Carolina da Silva, que fez várias fotos com seus familiares e amigos para guardar de recordação.

O 2º Festival do Caranguejo foi realizado numa parceria dos permissionários de quiosques com a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Turismo, que contou com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Obras, Transportes/Demutran, Meio Ambiente, Ordem Pública/ Guarda Municipal, Saúde e Comunicação Social.