quarta-feira, 17 de abril de 2019

Patrimônio histórico resgatado em cafés literários em SJB


Histórias da Fazenda Santa Maria, em Degredo; Casa de Câmara e Cadeia, na sede; e a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha e o Santuário, em Atafona, foram apresentadas na terça-feira, 16, no 3° Ciclo do Café Literário “Resgatando a identidade sanjoanense através das memórias culturais e sociais”, com a apresentação de trabalhos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eja) das escolas municipais: Maria Viana de Abreu; Ciep-265 Profª. Gladys Teixeira e E. M. Amália Soares de Almeida. A prefeita Carla Machado esteve presente.

- É contagiante a força de vontade desses alunos que, mesmo após uma jornada de trabalho cansativa, acreditam na Educação e vão à escola para aprender e ressignificar sua própria história - frisou a prefeita.


A historiadora Analice Cardozo palestrou sobre as tradições em festa, como a de Nossa Senhora da Penha, e Memória e Construção da Identidade, com foco em São João da Barra, que possui grande quantidade de patrimônios históricos. “Essa memória é bastante construída e difundida de geração em geração, como é o caso do escritor e historiador João Oscar do Amaral Pinto, de seu filho, também historiador, André Pinto, que permanece mantendo essas tradições”, frisou. 


Durante o evento, os estudantes do Ciep-265 fizeram uma encenação dos tempos antigos da Casa de Câmara e Cadeia. “Vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde a cor da pele dita as regras e o que realmente importa, que é o ser humano, passa despercebido. Relembrar o passado nos ajuda a pensar o futuro. Ainda vivemos dias de luta por nosso espaço; as conquistas são válidas, mas o tronco ainda existe, mas invisível”, ressaltou a aluna do Ciep-265, Pedrina Conceição.

Depoimentos, exposição de trabalhos, mostra de vídeos feitos pelos próprios alunos; maquetes em forma de linha do tempo e paródias também se destacaram no Café Literário. O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, e as coordenadoras da EJA, Joyce Sena e Vanessa Aquino, participaram do evento.

5º distrito - Na sexta-feira, 12, aconteceu o Café Literário das escolas Municipais José Alves Barreto e Guilhermina Mendonça, no quinto distrito. Os alunos pesquisaram e produziram projeto sobre a história do Cine Teatro São João e do prédio do Fórum de São João da Barra, respectivamente, resgatando a identidade da cidade de São João da Barra, através dos seus prédios históricos com suas memórias sociais e culturais. O historiador André Pinto fez explanação sobre os temas.