(Foto: divulgação) |
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra - Superintendência de Trabalho e Renda – se reuniram na tarde desta quinta-feira, 18, com integrantes da Gás Natural Açu (GNA) e das empresas contratadas para as obras de instalação da termelétrica (Acciona e Andrade Gutierrez), para tratar da questão da contratação de mão de obra local. A meta é ampliar o limite legal contratual já estabelecido de 40% de trabalhadores sanjoanenses nos canteiros duas empresas.
"Eu acredito que foi uma das melhores reuniões que já tivemos nesse sentindo, de uma série já realizada. Saímos do papel para entrar em um pacto de cavalheiros para levarmos o maior número possível de munícipes para trabalhar nas obras do empreendimento no Porto do Açu. Precisamos ampliar esse marca de 40% de contratação local", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira.
O superintendente de Trabalho e Renda do município, Sávio Saboia, definiu o encontro como uma reunião de ajuste com as empresas do complexo portuário, que são a Acciona e a Andrade, além da GNA como contratante. “Pontuamos acertos e erros, para que as políticas públicas já traçadas sejam observadas, adotadas e cumpridas e o sanjoanense seja cada vez mais beneficiado na questão da mão de obra contratada", destaca.
Para o diretor de Implantação da GNA, Carlos Baldi, é de interesse a contratação local por muitos fatores que são percebidos. "As duas empresas (Andrade Gutierrez e Acciona) estão orientadas a priorizarem a contratação local, inclusive com programas de qualificação de mão de obra. Esse alinhamento é importante para acertamos os pontos. No momento, por exemplo, já entramos em uma fase que serão mais 800 contratações somente no setor eletromecânica", ressalta Baldi.
O gerente de Contrato da Andrade Gutierrez, Wellyssom de Moura, assim como o representante do setor de Recursos Humanos da Acciona, Thiago Mello, se comprometeram com o representante do Balcão de Oportunidades do município, José Amaro, que realiza campanhas para entrega de currículos, de manter e aprimorar a realimentação, também denominada por feedback, das contratações locais.