quinta-feira, 25 de abril de 2019

Casa dos Sete Erros, em Petrópolis fecha as portas por falta de recursos

 Foto: Aline Rickly / G1
Além de virar locação para várias produções da TV Globo, também em minisséries e documentários, a Casa dos Sete Erros, em Petrópolis, era vista diariamente na abertura da novela 'Esplendor', que teve como atores Letícia Spiller, Floriano Peixoto e Murilo Benício, no ano de 2000.

A Casa da Ipiranga, conhecida também como Casa dos Sete Erros, que foi cenário de novelas como "Esplendor" no ano 2000, encerrou as atividades ao público em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, por falta de recursos para arcar com os custos de manutenção.

Naquele ano, a fachada do imóvel era vista diariamente na abertura da novela da TV Globo que teve como atores Letícia Spiller, Floriano Peixoto e Murilo Benício. A casa também virou locação das telenovelas "O direito de amar" (1987) e "Era uma vez" (1998), além de minisséries, filmes e documentários.

Construída em 1884, o imóvel foi o primeiro a ter energia elétrica em Petrópolis e é uma das quatro mansões particulares no Brasil em estado original. Ela é conhecida como Casa dos Sete Erros por causa das sete diferenças arquitetônicas da fachada, entre janelas e a estrutura do telhado.

O imóvel fica na tradicional Avenida Ipiranga, no Centro, e já recebeu mais de 400 mil visitantes. Segundo o diretor, Celso Tavares Guerra, a casa tem 900 metros quadrados e o jardim 16 mil metros quadrados.

"O imóvel precisa ser restaurado e o custo é alto. Tentamos parcerias por diversas vezes e não conseguimos. Isso mostra a dificuldade de apoio para a cultura no país", desabafa Celso.

O espaço já recebeu mais de 3 mil eventos entre shows e peças de teatro e também foi cenário de gravações de novelas e filmes.

"Estou muito triste ainda porque o meu trabalho ali era contar a história da minha família", disse o diretor da Casa.

De acordo com Celso, com o encerramento das atividades, apenas o jardim ficará aberto ao público. O restaurante que fica no local onde era uma cocheira também vai continuar em funcionamento.

Detalhes

Com decoração original, a sala possui salões de festas com lustres franceses, espelhos de cristal belga, lareiras de mármore carrara e cerca de 200 pinturas murais por todos os cômodos.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o jardim foi desenhado pelo paisagista Auguste François-Marie Glaziou, que também fez, a pedido de Dom Pedro II, o jardim da Quinta da Boa Vista, no Rio.








Fonte: G1