quinta-feira, 19 de maio de 2016

Bebê órfão internado no HFM com suspeita de H1N1

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (18) que uma menina de apenas um ano e três meses, de iniciais M.V., está internada no Hospital Ferreira Machado (HFM) com suspeita de gripe H1N1. A criança deu entrada ontem na unidade hospitalar.

Segundo nota, “A menina recebeu suporte medicamentoso e ventilatório, na última segunda no Hospital Geral de Guarus (HGG) sendo transferida para a UTI pediátrica do HFM. Houve notificação compulsória, o protocolo do Ministério da Saúde para o vírus H1N1 foi cumprido, mas não há confirmação diagnóstica. Durante o período em que a paciente esteve no hospital houve o devido isolamento de contato”.

A menina é órfão e mora em um abrigo da cidade.

O que é a Influenza A/H1N1?
A influenza suína (gripe suína) é uma doença respiratória dos porcos causada por um vírus de influenza do tipo A, que é motivo de surtos regulares em porcos. As pessoas, normalmente, não contraem a gripe suína, porém infecções em seres humanos podem acontecer e de fato acontecem. Estudos mostraram que os vírus da gripe suína podem se disseminar de pessoa para pessoa; porém, no passado, essa transmissão era limitada e não sustentada para além de três pessoas.

O que fazer para evitar contrair a gripe?
Primeira medida e a mais importante: lave as mãos. Tente permanecer saudável. Durma bem, pratique atividade física, controle seu stress, beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos. Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite contato próximo com pessoas doentes.









Fonte: Campos24horas