quinta-feira, 19 de maio de 2016

Jovem internado em estado grave com suspeita de meningite em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Mais um caso suspeito de meningite foi registrado no município de Campos, deixando mais uma família em desespero, principalmente quando ao procurar o medicamento de profilaxia na Secretaria de Saúde, familiares foram informados de que a mesma havia acabado para doses em adulto. Segunda a secretaria, o jovem de 21 está com suspeita de meningite e de meningococcemia, e está internado em estado grave. 

A equipe do Site Ururau foi procurada pela irmã do paciente J.M.C.S., que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM), desde a última sexta-feira (13/05).

“Meu irmão começou a apresentar um quadro de febre e dor de cabeça, na quinta-feira. Fomos ao Hospital Geral de Guarus e na UPA. Quando foi na sexta conseguimos que ele fosse internado na UTI do HFM. Durante a internação ele fez o exame de Punção Líquor, que confirmou a suspeita da meningite”, disse a irmã do jovem.

Ainda de acordo com a irmã, ela tem procurado a profilaxia para os familiares. “Logo quando me disseram da meningite, há cerca de três dias, quando foi realizado o exame, comecei a procurar a vacina para mim e para meus dois irmãos cadeirantes. Fui até a Secretaria de Saúde, mas lá me informaram que a profilaxia só estaria disponível para crianças, já que na última semana muitas foram distribuídas”, explicou. 

Na manhã desta quarta-feira (18/05), a prima do jovem, uma menina de 10 anos, que teve contato com o paciente no dia em que o mesmo passou mal, também deu entrada no HFM se sentindo mal, ficando no soro. Segundo a assessoria de imprensa do HFM, a criança está estável, no isolamento do setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), e não apresenta nenhum sintoma de meningite.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "vai aguardar a conclusão das investigações a respeito do caso e enviará, ainda esta semana, as amostras para laboratório especializado. Trata-se de suspeita de meningite + meningococcemia, de acordo com a Direção de Vigilância em Saúde. ​ 

A distribuição do medicamento rifampicina é feita exclusivamente pela Secretaria Estadual de Saúde, cujo estoque na versão líquida tem sido enviado abaixo da necessidade do município. Porém, a unidade está garantindo atendimento integral aos pacientes e afirma que há possibilidade de diluir a versão em cápsula do medicamento, fornecendo uma fração calculada da mesma, sem prejuízos ao tratamento.

O familiar citado foi orientado a procurar a Secretaria de Saúde a partir desta quarta-feira, já que ontem procurou o órgão fora do horário de atendimento". 

De acordo com dados da secretaria, em 2016, já foram confirmados 17 casos de meningite em Campos, com duas mortes. Dos 17 casos, cinco deles são na faixa etária do jovem, de 20 a 40 anos. Em 2015 foram 26 casos confirmados da doença. A secretaria salienta que o caso das duas irmãs que faleceram na última semana não está incluído nos números de 2016, pois ainda está sob investigação.









Fonte Ururau