quinta-feira, 19 de maio de 2016

Audiência sobre Operação Machadada nesta sexta (20), em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Acontecerá nesta sexta-feira (20), no Fórum de São João da Barra, uma audiência sobre a Operação Machadada, deflagrada pela Polícia Federal em 2012. A audiência será uma oitiva das testemunhas de acusação do grupo do Partido da República (PR), testemunhas do Ministério Público Estadual (MPE) e das testemunhas de defesa. Os processos foram movidos pelo PR, liderado por Betinho Dauaire, e pela Coligação 'São João da Barra vai mudar para melhor', onde foi formulada por este grupo político, fazendo com que o MPE abrisse uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).

O grupo liderado por Betinho Dauaire, à época, queria afastar a então prefeita Carla Machado e seu vice Genecy Mendonça (Dodozinho) da Prefeitura, sendo suspsenso o mandato de ambos, além de deixar José Amaro Martins de Souza - Neco - inelegível. Ainda, as ações visavam tornar inelegíveis Alexandre Rosa Gomes, Elísio Rodrigues e Alex Firme, incluindo ainda Renato Timotheo, Alex Valentim, Celestino de Almeida (Tino Ticalú), Carla Machado e Genecy Mendonça - Dodozinho (extinto). Mesmo finalizado o governo de Carla e Dodozinho, o grupo de Betinho sequer retirou a ação movida contra o ex-prefeito Genecy Mendonça, que veio a óbito em junho de 2014 aos 96 anos. 

Com base nos depoimentos das testemunhas de defesa e acusação arroladas no processo, o Juiz Eleitoral Dr. Leandro Cajueiro deverá dar a sentença posteriormente. Se espera para esta sexta-feira (20) a presença de todas as testemunhas envolvidas e que terão que dar agora o seu testemunho em juízo, onde será crime se houver omissões e mentiras durante a audiência que determinará o julgamento por parte do Excelentíssimo Juiz Eleitoral. 

RELEMBRE O CASO
O ex-vereador Zezinho Camarão entrou com denúncia na Polícia Federal de que a então Prefeita Carla Machado tinha cooptado os candidatos Alex Valentim, Silvana, e Tino Ticalú para desistirem de suas candidaturas e apoiarem candidatos do seu grupo político. Nesse mesmo dia, Jakson denunciou à PF que Carla e Alex Firme estavam tentando cooptá-lo oferecendo vantagem em dinheiro e cargos na futura administração. Logo em seguida, Rodrigo Rocha denunciou também que Alexandre Rosa e Renato Thimotheo estavam tentando aliciá-lo para que este também desistisse de suas candidaturas.

A Polícia Federal junto à Procuradoria solicitaram ao TRE a prisão de Carla Machado, Alexandre Rosa, Alex Firme e Renato Thimoteo, tendo sido negada pelo Juiz Desembargador Leonardo Antonelli. Nesse mesmo dia o Delegado Paulo Cassiano pediu a prisão de Carla Machado, Alexandre Rosa, Alex Firme, Renato Thimoteo e Elisio Motos (Rodrigues) baseado em outro inquérito onde o crime alegado era da continuidade da ação do grupo para cooptar apoio político. O que fez com que a PF abrisse esse inquérito foram os depoimentos de Jakson, onde ele afirmou que Elisio tentava cooptá-lo, depoimento de Leleu do Churrasquinho que afirmou que Alex Valentim o estava assediando e o depoimento de Lilico da Verdura que havia sido convidado por Neco para apoiá-lo em troca de vantagens na futura administração. 

Houve em 2014 uma audiência na área Criminal em que não foi sequer recebida pela totalidade dos Juízes Desembargadores do TRE a denúncia crime, o que determinou a devolução da fiança por parte da PF que havia sido paga pela ex-prefeita Carla Machado e pelo atual Vice-Prefeito Alexandre Rosa, demonstrando não ter havido crime eleitoral. 

Após isso, Arlindo e Jakson confessaram a verdade e encaminharam seus depoimentos para o Ministério Público e Polícia Federal, comprovando que tudo não passou de uma trama orquestrada pelo grupo político do PR que teve como mentores o ex-Prefeito Betinho Dauaire (candidato a prefeito pelo PR na eleição 2012) e pelo ex vereador Zezinho Camarao (PR) que era candidato à reeleição. 

Confessaram também que foram ao Edifício Sunset em Campos na noite véspera da eleição para pegar dinheiro, conforme foi flagrado pelas câmaras internas do referido prédio, onde estiveram presentes o Presidente do PR São João da Barra, o atual Deputado Estadual Bruno Dauaire (PR), o candidato a Prefeito Betinho Dauaire (PR), o Presidente da Câmara Gerson Crispim (PR), então candidato a Vice-Prefeito junto à Betinho onde vários foram flagrados pelas câmeras do edifício subindo e descendo o elevador, saindo com bolsas e mochilas numa atitude muito suspeita.

Nessa noite, ainda estiveram nesse apartamento com o empresário Lucas Assed Bastos (amigo de Bruno e correligionário político do grupo do PR), o candidato a vereador Winster Brito (PR) junto com seu irmão Luiz Fernando da rádio comunitária Grussaí FM, o candidato a vereador Renan Sampaio, o vereador Carlos Machado (PTdoB) acompanhado de um homem, os denunciantes da Machadada e candidatos a vereador Jakson Meirelles (PTC) e Rodrigo Rocha (PR). VEJA VÍDEO NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI.

Jakson já incluiu em seu depoimento que recebeu dinheiro nesse dia (veja clicando aqui), Rodrigo Rocha fez um vídeo confessando que isso foi uma trama e que também recebeu dinheiro (veja clicando aqui), Arlindo Junior revelou os bastidores dessa trama (veja clicando aqui) e Gerson Crispim confessou ter recebido 20 mil reais na ocasião (veja vídeo clicando aqui). 

A Ação de Investigação Eleitoral movida pelo PMDB em face do ex-Prefeito Betinho Dauaire, do Deputado Estadual Bruno Dauaire (PR), do ex-vereador Zezinho Camarão (ex-PR), do ex-vereador Gerson Crispim (ex-PR), do Vereador Carlos Machado (PTdo B), dos candidatos a vereador da oposição à época Jakson, Rodrigo, Renan Sampaio e Winster Brito, ainda se encontra em fase de inquérito na Delegacia Federal de Campos dos Goytacazes.













Fonte: Portal OZK