segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tamanduá-mirim é resgatado de fábrica de cerâmica em Campos

(Foto:Divulgação/ GAM)
Um tamanduá-mirim foi resgatado dentro de uma fábrica de cerâmicas na na manhã desta segunda-feira (23) na Estrada do Açúcar, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O animal passará por avaliação no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagem (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e deve solto nesta terça-feira (24).

O animal foi encontrado por funcionários da empresa durante a madrugada. “Com os latidos dos cachorros, os funcionários o identificaram e o mantiveram em um local protegido até a chegada do Grupamento Ambiental. Depois, o encaminhamos ao Nepas, na Uenf, para avaliação veterinária e, posteriormente, ele ser devolvido à natureza”, disse o comandante do Grupamento Ambiental Municipal (GAM), Sávio Tatagiba.

Na última sexta-feira (20) um tucano foi resgatado dentro de uma casa que estava sendo vistoriada para demolição.
(Foto: Divulgação/ Guarda Municipal Ambiental)

No último trimestre, 245 animais silvestres foram devolvidos ao seu habitat natural pelo Grupamento Ambiental Municipal. Foram 209 aves, 22 mamíferos e 14 répteis. As aves são gaviões, corujas, papagaios, tizis, coleiros e canários da terra. Os mamíferos são gambás, ouriços cacheiros, tamanduás mirins e capivara.

Dentre os répteis estão cobras jiboias e papa pintos; um jabuti e cágados. Os animais silvestres resgatados no primeiro trimestre de 2015 foram 140, sendo 99 aves, 35 mamíferos e seis répteis. Houve um aumento nas ações de mais de 150% em relação ao primeiro trimestre de 2015, quando foram atendidas 55 ocorrências.

No primeiro semestre de 2016, o Grupamento Ambiental atendeu a 134 ocorrências, sendo 41% resgates e apreensão de animais silvestres, 26% soltura de animais silvestres, 8% apoio a outros órgãos e secretarias, 7% maus-tratos a animais, 7% caça e pesca ilegais, 6% educação ambiental e 5% desmatamento e aterramento.









Fonte: G1