quinta-feira, 19 de maio de 2016

Feijoada da Liberdade, na comunidade Quilombola em Quissamã, acontece neste sábado


(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Diversas atividades culturais marcarão o evento na comunidade Quilombola em Quissamã

Quissamã é reconhecida pela manutenção e exaltação de suas raízes culturais, sempre com a promoção de atividades que reforçam a identidade do município e sua história. Assim, a Fazenda Machadinha estará em ritmo de festa no próximo sábado (21), com a realização da IV Feijoada da Liberdade, em comemoração à Abolição da Escravatura, celebrada no último no dia 13 de maio. O evento conta com uma vasta programação que começa às 12h e vai até às 20h. 

O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima), Wagner Nunes, destaca que o evento já é uma tradição do Quilombo, na sua quarta edição, e é uma prova da resistência de todos os moradores da comunidade. "Essa atividade nos traz a reflexão da importância da preservação da memória e o respeito aos nossos “Pretos Velhos” que resistiram por nós. É também um momento de entendimento sobre a Lei Áurea, e dos seus pontos positivos e negativos para nossa sociedade", ressaltou. 

Ao longo do dia serão apresentadas danças típicas, oficinas, palestras, além da tradicional fogueira, que fazem parte do Programa Territórios em Rede e do Favela Criativa, ambos da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Cultura e Turismo.

As atividades começam às 12h, com a feijoada (ao custo de R$12 por prato); às 14h acontece o Cortejo com o Boi Malhadinho de Machadinha – Boi Canário; já às 14h30 será a vez da oficina de Jongo, ministrada pelas próprias crianças da comunidade. Às 16h30, ocorre a Roda de Conversa com o tema "Vivências quilombolas"; às 17h30 o tão esperado ascendimento da fogueira; às 18h a animada Roda com o Grupo de Jongo Tambores de Machadinha; e às 20h, o encerramento.

A assessora da Coordenadoria de Cultura e Turismo, Mariana Barcellos, reforça que este evento marca o fortalecimento da comunidade quilombola no município. "É um momento em que as pessoas poderão conhecer as manifestações tradicionais, como o jongo, e todo o trabalho que está sendo desenvolvido no Memorial Machadinha, além de saborear a comida típica e apreciar o patrimônio edificado", pontuou.

Mariana acrescenta que a Coordenadoria de Cultura e Turismo apoia este evento, que já faz parte do calendário cultural de Quissamã, visto que o mesmo engrandece a comunidade, o turismo cultural e científico, e a cidade como um todo.












Fonte: Ascom