Mostrando postagens com marcador Ascom Quissamã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ascom Quissamã. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Feijoada da Liberdade, na comunidade Quilombola em Quissamã, acontece neste sábado


(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Diversas atividades culturais marcarão o evento na comunidade Quilombola em Quissamã

Quissamã é reconhecida pela manutenção e exaltação de suas raízes culturais, sempre com a promoção de atividades que reforçam a identidade do município e sua história. Assim, a Fazenda Machadinha estará em ritmo de festa no próximo sábado (21), com a realização da IV Feijoada da Liberdade, em comemoração à Abolição da Escravatura, celebrada no último no dia 13 de maio. O evento conta com uma vasta programação que começa às 12h e vai até às 20h. 

O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima), Wagner Nunes, destaca que o evento já é uma tradição do Quilombo, na sua quarta edição, e é uma prova da resistência de todos os moradores da comunidade. "Essa atividade nos traz a reflexão da importância da preservação da memória e o respeito aos nossos “Pretos Velhos” que resistiram por nós. É também um momento de entendimento sobre a Lei Áurea, e dos seus pontos positivos e negativos para nossa sociedade", ressaltou. 

Ao longo do dia serão apresentadas danças típicas, oficinas, palestras, além da tradicional fogueira, que fazem parte do Programa Territórios em Rede e do Favela Criativa, ambos da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria de Cultura e Turismo.

As atividades começam às 12h, com a feijoada (ao custo de R$12 por prato); às 14h acontece o Cortejo com o Boi Malhadinho de Machadinha – Boi Canário; já às 14h30 será a vez da oficina de Jongo, ministrada pelas próprias crianças da comunidade. Às 16h30, ocorre a Roda de Conversa com o tema "Vivências quilombolas"; às 17h30 o tão esperado ascendimento da fogueira; às 18h a animada Roda com o Grupo de Jongo Tambores de Machadinha; e às 20h, o encerramento.

A assessora da Coordenadoria de Cultura e Turismo, Mariana Barcellos, reforça que este evento marca o fortalecimento da comunidade quilombola no município. "É um momento em que as pessoas poderão conhecer as manifestações tradicionais, como o jongo, e todo o trabalho que está sendo desenvolvido no Memorial Machadinha, além de saborear a comida típica e apreciar o patrimônio edificado", pontuou.

Mariana acrescenta que a Coordenadoria de Cultura e Turismo apoia este evento, que já faz parte do calendário cultural de Quissamã, visto que o mesmo engrandece a comunidade, o turismo cultural e científico, e a cidade como um todo.












Fonte: Ascom

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE QUISSAMÃ PASSAM POR SIMULADO

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Prova foi realizada em quatro escolas que atendem do 6º ao 9º ano de escolaridade

Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Quissamã passaram por mais um simulado nesta quarta-feira (09). Este foi o décimo simulado aplicado no município desde o ano de 2013. Cerca de 50 turmas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental (que atende do 6º a 9º ano) participaram, sendo quase dois mil estudantes testando seus conhecimentos. Algumas instituições tiveram aplicação do simulado nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com a chefe de divisão do Segundo Segmento da Secretaria de Educação, Andréa Pessanha, o simulado é um dos instrumentos de avaliação bimestral, que vale dois pontos em cada disciplina. Na prova, os alunos responderam questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte, Língua Inglesa e Educação Física. Ela informou que os conteúdos caem de acordo com o currículo municipal, desenvolvido pela equipe pedagógica e professores da rede.

“É um trabalho de unificação de currículo e é aplicada a mesma prova para as quatro escolas. O simulado também é uma forma de avaliação de aprendizagem, vem com a proposta de preparar os estudantes para avaliações externas, pois tem o seu formato nos moldes de outras provas como por exemplo a Prova Brasil, que acontece no final de 2015, para alunos do 9º ano”, ressaltou Andréa, lembrando que todos recebem um caderno de prova e um cartão-resposta, itens utilizados em concursos e vestibulares.

Andréa ainda destacou que, além de testar conhecimentos, o simulado dá ao aluno uma preparação para lidar com tempo, regras, concentração, ou seja, coisas que os preparam também para a vida e mercado de trabalho. “Sempre falamos aos estudantes para que tenham calma na hora de ler as questões, para que saibam interpretar melhor as disciplinas. E nós percebemos que os alunos estão evoluindo, no sentido de comprometimento também. Vários adolescentes até já gabaritaram em algumas disciplinas”, complementou.

A aluna do 6º ano A, Beatriz Maia, de 12 anos, que fez o simulado pela segunda vez, disse que a prova foi muito boa e que caiu boa parte do conteúdo que estudou. “Fico um pouco nervosa, mas costumo me preparar antes. Acho o simulado importante, eu aprendo muito aqui e sei que os professores estão nos preparando para o futuro”, frisou.

Para o diretor adjunto da Escola Municipal Profª Maria Ilka de Queirós e Almeida, Alcei Belarmindo Barreto, este tipo de preparação é muito importante para a Rede Municipal de Ensino, pois tem acrescentado fortemente na aprendizagem dos alunos, também criando uma responsabilidade maior deles com o estudo. Além da escola Maria Ilka, participaram do simulado, estudantes do CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva (bairro Alto Alegre); Escola M. Profª Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Escola M. Profª Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado).





Fonte: Ascom

sábado, 5 de setembro de 2015

QUISSAMÃ SEGUE COM CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Alunos vão contar com palestra de profissionais da Secretaria de Assistência Social

Na quarta-feira, dia 9, a partir das 13h30, profissionais das áreas de Psicologia e Fisioterapia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Quissamã, compartilharão suas experiências com os alunos do curso de Cuidador de Pessoas Idosas, realizado por meio de parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Quissamã, onde as aulas são ministradas.

Na palestra, os profissionais vão contar um pouco do dia a dia de atendimento a esse público para a turma formada por mulheres referenciadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), beneficiárias do Programa Bolsa Família e inscritas no CadÚnico.

Dentro das atividades, a psicóloga Telma Gonçalves mostrará a importância dos exercícios de memória, atividades lúdicas, comunicação do idoso com seu meio familiar e de amizades, entre outros. Já as fisioterapeutas Daniella Knifis e Nubia Braga vão passar informações sobre prevenção de quedas, adaptação do ambiente e os diversos tipos de acidente.

Segundo a responsável pelo SCFV, Andréa Oliveira, as alunas estão bem engajadas com a proposta. “A parceria com as profissionais é muito importante e o curso possibilita que as alunas aprendam as técnicas necessárias para trabalhar nesta área. Com a participação da psicóloga, por exemplo, elas recebem o preparo para lidar com as situações cotidianas do universo do idoso”, ressaltou.

Ela reforça ainda, que essa experiência é interessante tanto para atuarem no mercado de trabalho quanto como suporte para lidar com os familiares dos idosos que vão cuidar. As aulas também serão expositivas com recursos audiovisuais.

Com significativa adesão, a aula inaugural do Curso de Cuidador de Pessoas Idosas que tem duração de três meses, aconteceu em julho, ministrado pelo IFF em parceria com a Prefeitura de Quissamã, dando ênfase a importância da qualificação para o exercício da atividade.

A profissão de Cuidador de Idosos foi regulamentada pelo Senado em 2012. Para atuar na área, é preciso ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e curso de qualificação específico, feito numa instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.





Fonte: Ascom Quissamã

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUISSAMÃ OFERECE CURSO PARA PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Aconteceu nesta quarta-feira (2), a segunda etapa do minicurso sobre as violações de direitos humanos e seus reflexos no cotidiano familiar, ministrado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Quissamã, para os profissionais da rede de saúde, enfermeiros e agentes comunitários.

A atividade faz parte do projeto “Move CREAS”, que visa capacitar os profissionais em conceitos como: família e seus diferentes enfoques, modelos, marcos legais que a atravessam, assim como, conceito e tipologia de violência; principais públicos que sofrem violação de direitos; o trabalho da política de assistência social para superação das violações de direitos e o recorte de atendimento do CREAS - Quissamã.

A Assistente Social do CREAS, Flávia Lúcia Eduardo da Silva, destaca que a parceria com os profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família é um apoio importante para a superação e prevenção de violências que os diversos públicos: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos, entre outros grupos discriminados, estão vivenciando à medida que esses profissionais são inseridos nos diferentes territórios do município e no cotidiano das famílias atendidas.

Para a enfermeira, Suzana Almeida, da USF do Centro, que participou do encontro, essa discussão é muito importante. “A realidade das unidades são diferentes, é o momento de discutirmos e apoiarmos o outro. As parcerias são fundamentais para o trabalho da estratégia da saúde da população”, salientou.

O curso aconteceu na sede do CREAS, no Centro de Quissamã e contou com a participação de cerca de 45 profissionais da área de saúde. A capacitação foi dividida em duas etapas e a primeira aconteceu no dia 19/08.




Fonte: Ascom

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

QUISSAMÃ PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PEDREIRO

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
A inscrição para o curso de Pedreiro de Alvenaria (160h), oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda da Prefeitura de Quissamã, foi prorrogada até sexta-feira (04), na Casa do Empreendedor. Estão sendo oferecidas vinte vagas, e os candidatos devem ter o Ensino Fundamental incompleto (1º a 5º ano) e serem maiores de 18 anos.

O curso de qualificação profissional é realizado por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), e as aulas são ministradas pelo SENAI. Esta é mais uma oportunidade de qualificação profissional disponibilizada para a população através do Sistema S de ensino, que tem como foco o mercado de trabalho da região.

No último dia 28, foram encerradas as inscrições para os cursos de Almoxarife de Obras e Montador de Andaimes (160h), que tem início no dia 05/10 e Plataformista (400h), que começa no próximo dia 15/09. Ao todo são 80 vagas disponibilizadas pela prefeitura para as qualificações. As aulas para o curso de Pedreiro de Alvenaria também estão marcadas para iniciar no dia 05/10.

Para a jovem Luisa Cristina Nascimento, moradora do bairro Matias, que está desempregada, o curso pode ser sua porta de entrada no mercado de trabalho. “A qualificação profissional pode ser o diferencial na hora concorrer a uma vaga de emprego”, salientou,

Para fazer a inscrição os interessados devem ser maiores de 18 anos e podem se dirigir à Casa do empreendedor, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, munidos dos seguintes documentos: (original e cópia): 3 fotos 3 X 4; RG e CPF; Cartão Cidadão/Bolsa Família/Renda Mínima (se houver); Título de Eleitor; Certificado de Reservista (sexo masculino); Certificado, Histórico ou Declaração escolar atualizada e comprovante de residência atual no nome do candidato, pai, mãe ou cônjuge (nesse último caso deve ser apresentada a Certidão de Casamento). Vale ressaltar que não será aceita a Carteira de Habilitação (CNH) como documento de identidade.

A Casa do Empreendedor fica na Avenida Barão de Vila Franca, nº 292, em frente a entrada da prefeitura, no Centro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2768-7029.




Fonte: Ascom

terça-feira, 1 de setembro de 2015

VACINAÇÃO DA POLIO EM QUISSAMÃ É DE 100%

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
O município de Quissamã ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação contra a Poliomielite e imunizou mais de 100% do público-alvo. A marca foi batida na última segunda-feira (31), 17 dias após o início da campanha nacional. Apenas 18 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro atingiam a meta de 95% estabelecida.

Quissamã iniciou a campanha “Você é o protetor do seu filho” em 15 de agosto, dia “D” de combate à doença e desde então, foi incansável na busca pela excelência. A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde de Imunização não mediu esforços para que a meta fosse superada em função da sua importância para o bem-estar da população infantil.

A mobilização também foi uma oportunidade para que os pais colocassem em dia a caderneta de vacinação dos filhos. Os profissionais de saúde avaliaram o documento, chamando a atenção dos responsáveis para vacinas que estavam vencendo ou em atraso. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, caxumba, meningites, hepatites, entre outras.

“Com o objetivo alcançado, garantimos que as crianças vacinadas estejam protegidas contra a poliomelite, pois essa é forma mais eficaz de preveni-las contra a doença. Vale ressaltar que o nosso trabalho de conscientização não terminou com a campanha”, declarou a Coordenadora do Programa de Saúde de Imunização, Natália Alves.

Livre da doença há 26 anos, o Brasil recebeu em 1994, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015 (Nigéria, Paquistão, Afeganistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia).





Fonte: Ascom Quissamã

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA DE QUISSAMÃ IMPEDE FEIRA IRREGULAR

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom Quissamã)
A Prefeitura de Quissamã, através dos setores de Fiscalização Tributária e de Posturas, em ação conjunta com a Guarda Municipal e Polícia Militar, impediu a realização de uma feira irregular que pretendia se instalar no município durante o fim de semana.

Mesmo sob a negativa de concessão de Alvará, documento expedido pela Secretaria de Fazenda, feirantes ainda tentaram montar o evento à revelia, mas a fiscalização municipal atuou de forma contundente, restaurando a ordem pública e garantindo o cumprimento da legislação.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização Tributária, Diucemar Barcelos, o documento foi negado, com base no despacho da Procuradoria Geral do Município (PGM), que contestou o alvará eventual, de acordo com o art. 118, parágrafo 1º do Código Tributário Municipal, que diz que o documento só será concedido por ocasião de festejos ou comemorações e ainda, nas feiras do município.

“Nenhum tipo de comércio ou feira pode funcionar sem licença prévia, mesmo sendo exercido em casa ou terreno de particular”, salientou Diucemar. Ele lembrou ainda que, as mercadorias podem ser apreendidas pelo fisco com auxílio da Guarda Municipal e Polícia Militar se os feirantes insistirem com a realização da feira.

O documento também ressalta que, o referido evento não pertence ao calendário de festejos e comemorações, nem se refere às feiras do município, representando apenas o interesse particular da requerente para a comercialização de seus produtos.

A ação da prefeitura foi apoiada por comerciantes locais que estiveram presentes no espaço onde seria realizada a feira. “Nós recolhemos impostos, pagamos aluguel, tributos e mantemos nossos comércios legalizados, como devem ser. Além disso, geramos emprego e renda na nossa cidade, contribuindo para seu crescimento”, destacou a comerciante, Irani Pinto da Silva.

De acordo com o diretor de Departamento de Fiscalização de Obras e Postura, Luiz Augusto de Melo Reis, a requerente foi informada previamente, através de e-mail, A.R e telefonema, que o alvará eventual havia sido indeferido pelo Poder Público Municipal.

“Temos documentadas, todas as comunicações com a requerente. Vamos ficar no local com uma equipe de plantão para garantir que as barracas sejam desmontadas”, informou o fiscal.






Fonte: Secom

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PREFEITURA DE QUISSAMÃ ATENTA À COMERCIALIZAÇÃO DE LOTEAMENTOS

(Fotos: Adilson dos Santos | Ascom)
Empreendimentos precisam ter projetos aprovados pelo Município

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda de Quissamã, faz um alerta à população quanto a venda e aquisição de terrenos em loteamentos considerados irregulares ou clandestinos localizados no município.

O setor de Coordenação de Apoio e Desenvolvimento Urbano informa que, essa prática pode gerar prejuízos para o município e para quem estiver envolvido nesse tipo de comercialização, pois vender terrenos em loteamentos irregulares ou clandestinos é crime.

O coordenador de Apoio e Desenvolvimento Urbano, Carlos Eduardo Ferreira Maia, orienta a população a não comprar nenhum tipo de imóvel ou lote em qualquer região da cidade, sem antes buscar informações junto à prefeitura para saber se existe projeto aprovado.

Ele esclarece que só pode ser considerado lote, o terreno, cujas dimensões atendam às exigências mínimas da lei municipal, estadual e federal, que disponha de infraestrutura básica, ou seja, redes de esgoto, de abastecimento de água e de energia elétrica, bem como de equipamentos para escoamento de águas pluviais e também, iluminação pública.

“As pessoas devem ficar atentas na hora de adquirir esse tipo de terreno, pois, pode se tratar de um loteamento clandestino, sem qualquer tipo de consulta à prefeitura e onde o vendedor não respeita nenhuma norma urbanística. Sendo assim, não há garantia sequer, de que ele seja o proprietário da área”, ressaltou.



Um loteamento, para ser regularizado, precisa ter a aprovação do projeto e licenciamento. Para isso, o proprietário precisa apresentar na prefeitura uma lista de documentos como: RG e CPF, e ou CNPJ e Contrato Social, documento de titularidade do imóvel (Escritura Registrada), IPTU, Registro de Responsabilidade Técnica – RRT do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – de elaboração de projeto e de execução de obra, projeto do loteamento em 04 vias e em meio digital (CD e em .dwg) e Licenças ambientais necessárias.

A Lei Federal nº 6.766/79 é a legislação que dispõe sobre todos os requisitos necessários para a criação de um loteamento, na qual se baseia o Plano Diretor Municipal, que é a legislação municipal destinada a fixar os usos permitidos e os índices urbanísticos de ocupação do solo, estabelecendo a política de desenvolvimento, ordenamento territorial e expansão das cidades. Sendo assim, os projetos de loteamentos, para serem aprovados, devem respeitar as diretrizes para uso do solo urbano, definidas pelo Município.






Fonte: Ascom Quissamã

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

COORDENADORIA DE TRANSPORTES DE QUISSAMÃ REALIZA ENCONTRO COM MOTORISTAS

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
No último sábado (22), a Coordenadoria de Transportes de Quissamã reuniu no auditório da prefeitura, os motoristas do setor, com o objetivo de tratar de assuntos inerentes a atual gestão e otimizar a qualidade dos serviços prestados à população.

Atualmente, cerca de 100 servidores conduzem à frota municipal composta por máquinas pesadas, ônibus escolares e de transporte gratuito (0800), ambulâncias e carros pequenos que atendem a pacientes que, diariamente, se locomovem para diversos lugares. Os veículos atendem ainda, a todas as secretarias que integram a administração pública do município.

De acordo com o coordenador de Transportes, Alexandre Souza Santos, a reunião foi positiva, pois foi um espaço para ouvir as demandas dos motoristas, sugestões e potencializar melhor organização no trabalho realizado, uma vez que a gestão do departamento é pautada na meritocracia, ou seja, com base no merecimento.

“O prefeito reconhece o tanto que o setor é importante para a administração pública e tem se empenhado e priorizado o pagamento das diárias e horas extras, o que comprova que, mesmo com a crise que assola todos os municípios, e que aqui não é diferente, os serviços não deixaram de ser oferecidos à população e o trabalho dos motoristas ser valorizado”, destacou Alexandre.

Finalizando a reunião, todos os presentes se dedicaram a um momento de oração em prol de um colega motorista que está enfermo, além de pedir proteção para todos no dia a dia de trabalho nas estradas e vias.





Fonte: Ascom Quissamã

domingo, 23 de agosto de 2015

CONSELHO DE SAÚDE DE QUISSAMÃ EMPOSSOU NOVOS CONSELHEIROS 2015 | 2016

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Quissamã tomaram posse no dia 20/08, em cerimônia realizada no auditório da prefeitura. A grade foi eleita durante a XI Conferência Municipal que aconteceu no mês de julho.

Os conselhos são espaços públicos de composição é paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, que tem a finalidade de formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais

Em sua formação, os conselhos de saúde são compostos por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.

Eles são responsáveis por controlar os recursos da saúde, acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde e controlar a execução das ações da pasta. Para isso, seus representantes devem se reunir pelo menos uma vez ao mês.

Na solenidade não houve a posse do presidente, pois a eleição que vai definir essa escolha só vai acontecer no dia 27/08, durante a primeira reunião ordinária dos novos membros.

Na ocasião a secretária de Saúde, Vivian Marins, destacou que a importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. “A Secretaria de Saúde está à disposição do Conselho para atuar em conjunto, em prol da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou. Ela ainda parabenizou a grade anterior pelo trabalho realizado ao longo do biênio passado e deu boas vidas ao novo grupo.

Nova Grade do Conselho Municipal de Saúde de Quissamã - Biênio 2015/2017

USUÁRIOS
Colonia de Pescadores Z-27
Conselheiro Titular – José Carlos Gonçalves
Conselheiro Suplente- Norma Sueli P. dos Santos
Associação de Moradores Alto Alegre e Loteamento Bela Vista
Conselheiro Titular- Simone Spineli Barbosa
Conselheiro Suplente- Marciano Azevedo da Boa Morte

Associação de Moradores do Sitio Quissamã
Conselheiro Titular- Davi Almeida de Oliveira
Conselheiro Suplente- José Leandro Azevedo Alves

Loja Maçônica Cônego Januário
Conselheiro Titular- Marcos Augusto Ferreira Alves
Conselheiro Suplente- Guilherme Augusto Tardim Júnior


Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quissamã
Conselheiro Titular- Argemiro Estevam de Araújo
Conselheiro Suplente- Elisabeth da Conceição Barcelos

Associação Evangélica de Quissamã
Conselheiro Titular- Irínice Cunha da Fonseca
Conselheiro Suplente- Rogério das Dores

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Catarina
Conselheiro Titular- Júlio César do Espirito Santo Ribeiro
Conselheiro Suplente- Carlos Alberto de Souza Leite

Associação de Moradores da Praia João Francisco e Adjacências
Conselheiro Titular- Heleoneo Fernandes Henrique
Conselheiro Suplente- José Borba Pessanha

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro
Conselheiro Titular- Omar Boechat de Castro e Netto
Conselheiro Suplente- Luiz Roberto Nogueira Pessanha

Coren- Conselho Regional de Enfermagem
Conselheiro Titular- Rita de Cássia Oliveira
Conselheiro Suplente- Márcio da Silva Lima

CREFITO/ Fisioterapia 
Conselheiro Titular- Mery de Ribeiro Barbosa
Conselheiro Suplente- Jocimar Estulano de Souza

Conselheiro Regional Odontologia
Conselheiro Titular- Marilane de Azevedo Primo Curtis
Conselheiro Suplente- Stefano Duncan W. Barros

GESTOR 
Secretária Municipal de Saúde
Conselheiro Titular- Viviam Marins de Azevedo
Conselheiro Suplente-

Secretária Municipal de Educação
Conselheiro Titular- Marli de Almeida Manhães
Conselheiro Suplente- Márcio Daniel Valentim de Souza

PRESTADOR

Coordenação de Saúde da Família
Conselheiro Titular- Milena da Paixão Gonçalves Viana
Conselheiro Suplente- Daiana da Conceição Chagas

Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus
Conselheiro Titular- Paulo Roberto Teixeira Cardim
Conselheiro Suplente- Felipe Montes Pena





Fonte: Ascom Quissamã

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CREAS DE QUISSAMÃ PROMOVE MINICURSO: PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DA CAPACITAÇÃO

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), apresentou no dia 19/08, o projeto “Move CREAS”, aos profissionais da rede de saúde, enfermeiros e agentes comunitários.

O projeto tem como objetivo ofertar um minicurso sobre as violações de direitos humanos e seus reflexos no cotidiano familiar, já que o CREAS é o órgão responsável em realizar atendimentos a casos de violação de direitos no município. O minicurso é ministrado em duas etapas e a segunda fase acontece no dia 02/09, para os profissionais da Secretaria de Saúde.

De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Anne Caroline Cardoso, a proposta é capacitar os profissionais em conceitos como: família e seus diferentes enfoques, modelos, marcos legais que a atravessam; conceito e tipologia de violência; principais públicos que sofrem violação de direitos; o trabalho da política de assistência social para superação das violações de direitos e o recorte de atendimento do CREAS - Quissamã.

“Faz parte do trabalho da assistência social multiplicar informações com o objetivo de garantir direitos aos usuários. Os profissionais da saúde poderão ter um novo olhar através dos conceitos estudados”, justificou. Através dessa iniciativa, a Secretaria de Assistência Social aproveitou para parabenizar os Agentes Comunitários de Saúde, que tiveram seu dia comemorado em 20 de agosto.





Fonte: Ascom Quissamã