sábado, 5 de setembro de 2015

QUISSAMÃ SEGUE COM CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Alunos vão contar com palestra de profissionais da Secretaria de Assistência Social

Na quarta-feira, dia 9, a partir das 13h30, profissionais das áreas de Psicologia e Fisioterapia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Quissamã, compartilharão suas experiências com os alunos do curso de Cuidador de Pessoas Idosas, realizado por meio de parceria entre a prefeitura e o Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Quissamã, onde as aulas são ministradas.

Na palestra, os profissionais vão contar um pouco do dia a dia de atendimento a esse público para a turma formada por mulheres referenciadas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), beneficiárias do Programa Bolsa Família e inscritas no CadÚnico.

Dentro das atividades, a psicóloga Telma Gonçalves mostrará a importância dos exercícios de memória, atividades lúdicas, comunicação do idoso com seu meio familiar e de amizades, entre outros. Já as fisioterapeutas Daniella Knifis e Nubia Braga vão passar informações sobre prevenção de quedas, adaptação do ambiente e os diversos tipos de acidente.

Segundo a responsável pelo SCFV, Andréa Oliveira, as alunas estão bem engajadas com a proposta. “A parceria com as profissionais é muito importante e o curso possibilita que as alunas aprendam as técnicas necessárias para trabalhar nesta área. Com a participação da psicóloga, por exemplo, elas recebem o preparo para lidar com as situações cotidianas do universo do idoso”, ressaltou.

Ela reforça ainda, que essa experiência é interessante tanto para atuarem no mercado de trabalho quanto como suporte para lidar com os familiares dos idosos que vão cuidar. As aulas também serão expositivas com recursos audiovisuais.

Com significativa adesão, a aula inaugural do Curso de Cuidador de Pessoas Idosas que tem duração de três meses, aconteceu em julho, ministrado pelo IFF em parceria com a Prefeitura de Quissamã, dando ênfase a importância da qualificação para o exercício da atividade.

A profissão de Cuidador de Idosos foi regulamentada pelo Senado em 2012. Para atuar na área, é preciso ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e curso de qualificação específico, feito numa instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.





Fonte: Ascom Quissamã