sábado, 26 de setembro de 2015

GREVE DOS BANCÁRIOS COMEÇA EM OUTUBRO

(Foto: Ralph Braz | Blog pense Diferente)
A greve dos bancários começa no dia 6 de outubro. Ontem (25), em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentou a proposta de aumento salarial da categoria, que foi rejeitada pela Executiva Nacional dos Bancários. A Fenaban ofereceu reajuste de 5,5% mais abono de R$ 2,5 mil, mas os profissionais reivindicam 16% de aumento, além de estabilidade, segurança e jornadas de trabalho menos exaustivas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos e Região, Hugo Diniz, o sindicato nacional rejeitou a proposta. Ontem mesmo a Executiva Nacional dos Bancários elaborou o calendário de assembleias para aprovação e validação da greve da categoria.

— A proposta feita pela Fenaban é bastante rebaixada pelo cenário que vivemos. Temos uma defasagem de inflação de 9,88% e é importante lembrar que o lucro das quatro maiores instituições financeiras bateu a casa dos R$ 36,3 bilhões no primeiro semestre de 2015. Não há justificativa para não conceder um aumento melhor à categoria — explica.

De acordo com Diniz, no dia 1° de outubro acontece assembleia nos sindicatos de todo o país para apreciação da proposta feita ontem pela Fenaban e aprovação ou rejeição pela categoria. No dia 2, será publicado o aviso de greve nos veículos de comunicação e informado oficialmente a Fenaban. No dia 5 acontece a segunda assembleia para deflagrar oficialmente a greve por tempo indeterminado dos bancários.

— Vamos seguir todos os trâmites legais e informar através da imprensa e cartazes à população para que se prepare para o dia seis de outubro, Pois às 0h, a greve deve começar. Há uma grande insatisfação da categoria com esta questão da defasagem salarial e vamos lutar pelos nossos direitos — afirma Diniz.






Fonte: Terceira Via