quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUISSAMÃ OFERECE CURSO PARA PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Aconteceu nesta quarta-feira (2), a segunda etapa do minicurso sobre as violações de direitos humanos e seus reflexos no cotidiano familiar, ministrado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Quissamã, para os profissionais da rede de saúde, enfermeiros e agentes comunitários.

A atividade faz parte do projeto “Move CREAS”, que visa capacitar os profissionais em conceitos como: família e seus diferentes enfoques, modelos, marcos legais que a atravessam, assim como, conceito e tipologia de violência; principais públicos que sofrem violação de direitos; o trabalho da política de assistência social para superação das violações de direitos e o recorte de atendimento do CREAS - Quissamã.

A Assistente Social do CREAS, Flávia Lúcia Eduardo da Silva, destaca que a parceria com os profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família é um apoio importante para a superação e prevenção de violências que os diversos públicos: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos, entre outros grupos discriminados, estão vivenciando à medida que esses profissionais são inseridos nos diferentes territórios do município e no cotidiano das famílias atendidas.

Para a enfermeira, Suzana Almeida, da USF do Centro, que participou do encontro, essa discussão é muito importante. “A realidade das unidades são diferentes, é o momento de discutirmos e apoiarmos o outro. As parcerias são fundamentais para o trabalho da estratégia da saúde da população”, salientou.

O curso aconteceu na sede do CREAS, no Centro de Quissamã e contou com a participação de cerca de 45 profissionais da área de saúde. A capacitação foi dividida em duas etapas e a primeira aconteceu no dia 19/08.




Fonte: Ascom