Mostrando postagens com marcador prefeito de Quissamã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador prefeito de Quissamã. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE QUISSAMÃ PASSAM POR SIMULADO

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Prova foi realizada em quatro escolas que atendem do 6º ao 9º ano de escolaridade

Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Quissamã passaram por mais um simulado nesta quarta-feira (09). Este foi o décimo simulado aplicado no município desde o ano de 2013. Cerca de 50 turmas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental (que atende do 6º a 9º ano) participaram, sendo quase dois mil estudantes testando seus conhecimentos. Algumas instituições tiveram aplicação do simulado nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com a chefe de divisão do Segundo Segmento da Secretaria de Educação, Andréa Pessanha, o simulado é um dos instrumentos de avaliação bimestral, que vale dois pontos em cada disciplina. Na prova, os alunos responderam questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte, Língua Inglesa e Educação Física. Ela informou que os conteúdos caem de acordo com o currículo municipal, desenvolvido pela equipe pedagógica e professores da rede.

“É um trabalho de unificação de currículo e é aplicada a mesma prova para as quatro escolas. O simulado também é uma forma de avaliação de aprendizagem, vem com a proposta de preparar os estudantes para avaliações externas, pois tem o seu formato nos moldes de outras provas como por exemplo a Prova Brasil, que acontece no final de 2015, para alunos do 9º ano”, ressaltou Andréa, lembrando que todos recebem um caderno de prova e um cartão-resposta, itens utilizados em concursos e vestibulares.

Andréa ainda destacou que, além de testar conhecimentos, o simulado dá ao aluno uma preparação para lidar com tempo, regras, concentração, ou seja, coisas que os preparam também para a vida e mercado de trabalho. “Sempre falamos aos estudantes para que tenham calma na hora de ler as questões, para que saibam interpretar melhor as disciplinas. E nós percebemos que os alunos estão evoluindo, no sentido de comprometimento também. Vários adolescentes até já gabaritaram em algumas disciplinas”, complementou.

A aluna do 6º ano A, Beatriz Maia, de 12 anos, que fez o simulado pela segunda vez, disse que a prova foi muito boa e que caiu boa parte do conteúdo que estudou. “Fico um pouco nervosa, mas costumo me preparar antes. Acho o simulado importante, eu aprendo muito aqui e sei que os professores estão nos preparando para o futuro”, frisou.

Para o diretor adjunto da Escola Municipal Profª Maria Ilka de Queirós e Almeida, Alcei Belarmindo Barreto, este tipo de preparação é muito importante para a Rede Municipal de Ensino, pois tem acrescentado fortemente na aprendizagem dos alunos, também criando uma responsabilidade maior deles com o estudo. Além da escola Maria Ilka, participaram do simulado, estudantes do CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva (bairro Alto Alegre); Escola M. Profª Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Escola M. Profª Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado).





Fonte: Ascom

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUISSAMÃ OFERECE CURSO PARA PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Aconteceu nesta quarta-feira (2), a segunda etapa do minicurso sobre as violações de direitos humanos e seus reflexos no cotidiano familiar, ministrado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Quissamã, para os profissionais da rede de saúde, enfermeiros e agentes comunitários.

A atividade faz parte do projeto “Move CREAS”, que visa capacitar os profissionais em conceitos como: família e seus diferentes enfoques, modelos, marcos legais que a atravessam, assim como, conceito e tipologia de violência; principais públicos que sofrem violação de direitos; o trabalho da política de assistência social para superação das violações de direitos e o recorte de atendimento do CREAS - Quissamã.

A Assistente Social do CREAS, Flávia Lúcia Eduardo da Silva, destaca que a parceria com os profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família é um apoio importante para a superação e prevenção de violências que os diversos públicos: crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos, entre outros grupos discriminados, estão vivenciando à medida que esses profissionais são inseridos nos diferentes territórios do município e no cotidiano das famílias atendidas.

Para a enfermeira, Suzana Almeida, da USF do Centro, que participou do encontro, essa discussão é muito importante. “A realidade das unidades são diferentes, é o momento de discutirmos e apoiarmos o outro. As parcerias são fundamentais para o trabalho da estratégia da saúde da população”, salientou.

O curso aconteceu na sede do CREAS, no Centro de Quissamã e contou com a participação de cerca de 45 profissionais da área de saúde. A capacitação foi dividida em duas etapas e a primeira aconteceu no dia 19/08.




Fonte: Ascom

sábado, 22 de agosto de 2015

PREFEITO DE QUISSAMÃ REUNIDO COM DORNELLES

(Foto: Deise Vieira )
O Prefeito de Quissamã, Nilton Pinto, acompanhado por lideranças políticas do município, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (20), no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o Vice-governador, Francisco Dornelles.

No encontro, foram debatidos diversos assuntos inerentes aos interesses de Quissamã. Também foram abordadas questões políticas e novas parcerias visando o crescimento da cidade nesse momento de crise em que se encontra o país.

“Estamos reforçando essa aliança política e buscando uma aproximação cada vez maior entre o município e o estado, com o intuito de criarmos alternativas positivas para fazermos a nossa Quissamã voltar a crescer”, declarou Nilton.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Junio Selem, o vereador Marcelo Batista e o Deputado Estadual Comte Bitencourt. As eleições municipais de 2016 foi uma das pautas da reunião.





Fonte: Ascom | Denise Vieira

terça-feira, 28 de julho de 2015

MORRE O PREFEITO DE QUISSAMÃ


O prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, morreu no início da manhã de hoje, no hospital do município, onde estava internado desde domingo.

Octávio estava licenciado desde abril para tratamento de um câncer e ficou internado por quase um mês em Campos, de onde teve alta para voltar à sua fazenda.

O velório será a partir de 11h na fazenda São Manoel, onde acontece missa às 15h. Em seguida, acontece o sepultamento no cemitério da cidade.

O prefeito interino, Nilton Pinto, divulgou nota lamentando a morte de Octávio:

É com imenso pesar que comunicamos que o prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro da Silva, faleceu no início da manhã desta terça-feira (28), às 4h14h, com falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, no Centro da cidade, onde estava internado desde o início da tarde de domingo (26), quando seu estado de saúde se agravou. O prefeito, que completou 80 anos no dia 24 de junho, deixa a esposa, Hermínia Alvarez Parada Carneiro da Silva, com quem permaneceu casado por 52 anos, um irmão e sobrinhos. O velório será na Capela da Fazenda São Manoel (sua residência), a partir das 11h. Às 15h haverá Missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, e em seguida, o sepultamento no Cemitério São João Batista, anexo ao Cemitério Público de Quissamã, nesta terça-feira, dia 28.

O prefeito em exercício, Nilton Pinto decretou luto oficial de três dias. Sobre a perda, ele declarou: “Nossa cidade está de luto pela perda de seu filho mais ilustre. Quissamã está triste, pois Octávio foi o homem responsável pelas maiores conquistas desse município”.





Fonte: blog na Curva do Rio

segunda-feira, 27 de julho de 2015

PREFEITO DE QUISSAMÃ INTERNADO EM ESTADO GRAVE


Na noite deste domingo (26), o prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, de 80 anos, que encontra-se de licença, foi internado no Hospital Maria Mariana de Jesus, no município.

O que se sabe até o momento é que ele está em observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a complicações no quadro de câncer.

Octávio pede licença para tratamento de saúde

O prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, encaminhou à Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (09), por meio do Requerimento 01/2015, aprovado por unanimidade pelos vereadores em regime de urgência especial, solicitação de licença de 60 dias para tratamento de saúde. O prefeito tira licença num momento crítico. Ele é alvo de investigações da Câmara, que instaurou uma Comissão Processante para apurar denúncias de irregularidade em sua administração. Em seu lugar, assumirá o vice-prefeito Nilton Pinto, que será empossado pelo Legislativo quissamaense, amanhã (10), às 9h, no Plenário da Câmara.

Segundo nota divulgada no site da prefeitura, Octávio está há dois anos em tratamento oncológico, e já havia sido recomendado por seu médico a se licenciar, mas até então se recusava, pois não queria deixar de estar à frente do município, principalmente, no momento de crise que a cidade atravessa.

“Jamais gostaria de me afastar, especialmente agora nesse momento difícil para a cidade que ajudei a construir. Fiz um grande esforço, mas só Deus sabe de todas as coisas, e diante do tratamento que faço, fui obrigado a me licenciar temporariamente. O guerreiro precisa de pausa para se revigorar”, declarou.




Fonte: Campos 24 horas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

PREFEITO DE QUISSAMÃ PEDE AFASTAMENTO DO CARGO


(Foto: Ralph Braz)
O Prefeito de Quissamã, no Norte Fluminense, Otávio Carneiro, pediu afastamento do cargo no período de 60 dias, contando a partir desta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara de Vereadores do município, Luis Carlos Fonseca Lopes, ressaltando também que o Prefeito alegou problemas de saúde no ofício encaminhado à Casa de Leis. Neste momento, vereadores de Quissmã estão votando o pedido de Otávio Carneiro, que, se aprovado, o Vice-prefeito Nilton Pinto deverá ser empossado nesta sexta-feira (10).




Fonte: G1