quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE QUISSAMÃ PASSAM POR SIMULADO

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Prova foi realizada em quatro escolas que atendem do 6º ao 9º ano de escolaridade

Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Quissamã passaram por mais um simulado nesta quarta-feira (09). Este foi o décimo simulado aplicado no município desde o ano de 2013. Cerca de 50 turmas do Segundo Segmento do Ensino Fundamental (que atende do 6º a 9º ano) participaram, sendo quase dois mil estudantes testando seus conhecimentos. Algumas instituições tiveram aplicação do simulado nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com a chefe de divisão do Segundo Segmento da Secretaria de Educação, Andréa Pessanha, o simulado é um dos instrumentos de avaliação bimestral, que vale dois pontos em cada disciplina. Na prova, os alunos responderam questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte, Língua Inglesa e Educação Física. Ela informou que os conteúdos caem de acordo com o currículo municipal, desenvolvido pela equipe pedagógica e professores da rede.

“É um trabalho de unificação de currículo e é aplicada a mesma prova para as quatro escolas. O simulado também é uma forma de avaliação de aprendizagem, vem com a proposta de preparar os estudantes para avaliações externas, pois tem o seu formato nos moldes de outras provas como por exemplo a Prova Brasil, que acontece no final de 2015, para alunos do 9º ano”, ressaltou Andréa, lembrando que todos recebem um caderno de prova e um cartão-resposta, itens utilizados em concursos e vestibulares.

Andréa ainda destacou que, além de testar conhecimentos, o simulado dá ao aluno uma preparação para lidar com tempo, regras, concentração, ou seja, coisas que os preparam também para a vida e mercado de trabalho. “Sempre falamos aos estudantes para que tenham calma na hora de ler as questões, para que saibam interpretar melhor as disciplinas. E nós percebemos que os alunos estão evoluindo, no sentido de comprometimento também. Vários adolescentes até já gabaritaram em algumas disciplinas”, complementou.

A aluna do 6º ano A, Beatriz Maia, de 12 anos, que fez o simulado pela segunda vez, disse que a prova foi muito boa e que caiu boa parte do conteúdo que estudou. “Fico um pouco nervosa, mas costumo me preparar antes. Acho o simulado importante, eu aprendo muito aqui e sei que os professores estão nos preparando para o futuro”, frisou.

Para o diretor adjunto da Escola Municipal Profª Maria Ilka de Queirós e Almeida, Alcei Belarmindo Barreto, este tipo de preparação é muito importante para a Rede Municipal de Ensino, pois tem acrescentado fortemente na aprendizagem dos alunos, também criando uma responsabilidade maior deles com o estudo. Além da escola Maria Ilka, participaram do simulado, estudantes do CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva (bairro Alto Alegre); Escola M. Profª Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Escola M. Profª Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado).





Fonte: Ascom