quarta-feira, 25 de maio de 2016

PM nega pedido de companhia independente em SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Na sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (24/05), foi lido um ofício do comando-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em resposta ao requerimento nº 107/2015 em que os vereadores, Sônia Pereira, Ronaldo Gomes, Alex Firme e Aluizio Siqueira solicitaram a implantação de uma companhia independente da PM em SJB e, se possível, a inclusão do município no Regime Adicional do Serviço (RAS).


No ofício, o comando-geral informou que é desfavorável às duas solicitações, conforme pareceres técnicos apresentados pela Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS) e pela Terceira Seção do Estado-Maior Geral. Em anexo, o órgão enviou vários relatórios e análises de levantamento operacional para comprovar a decisão.


Entre as razões expostas está a falta de previsão orçamentária municipal para a construção ou aquisição de imóvel para sediar uma companhia independente. A PM também informou que houve, de 2015 para 2014, uma redução em indicadores como: letalidade violenta, tentativas de homicídios, roubos em geral, apreensão de armas. E concluiu dizendo que o policiamento atual atende satisfatoriamente a demanda local. 

Porém, reconhece que um aumento no efetivo e viatura que possibilitem a criação de novos setores favoreceria um atendimento mais dinâmico, gerando mais segurança.


Sobre o RAS, o ofício informa que o regime só pode ser empregado por voluntários ou compulsoriamente no horário de folga, e que o 8° BPM já tem o RAS autorizado de 18 vagas diárias, cabendo ao seu comandante, planejar o emprego desse efetivo sob sua responsabilidade.

Após a leitura do ofício, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira, disse que o Legislativo continuará atento à questão da segurança pública. “Fizemos esse pedido em novembro do ano passado, pois temos observado um índice crescente de criminalidade e a população se sente insegura. Vamos continuar nessa luta, pois essa é nossa função enquanto vereador”, concluiu.









Fonte: Ascom