sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CAOS NA SAÚDE EM SJB: CENTRO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL FICA AS ESCURAS POR HORAS

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
O Centro de Emergência de São João da Barra, principal unidade de Saúde do município, sofreu uma pane elétrica, na noite desta quinta-feira (22).

Por volta das 21h30, aconteceu um blackout no Centro de Emergência e na área a sua volta, provavelmente devido às chuvas que caíam sobre o município, entretanto, numa unidade de Saúde - Emergência -, em caso de queda de energia elétrica, um gerador deve ser ativado automaticamente, para manter em funcionamento os aparelhos instalados em diversos pacientes. 

O Sistema de energia elétrica do Centro de Emergência de São João da Barra funciona de forma ininterrupta (UPS), ou seja, a unidade de Saúde é alimentada por duas fontes de energia: pela Concessionária Ampla - em regime normal - e pelo sistema de Geradores - O.S. Humanizada - quando da falta de alimentação externa. Além da queda de energia elétrica, o sistema de geradores também não funcionou. Ainda não se sabe o motivo do não funcionamento do sistema de geradores da empresa Talimaq. 

Ninguém no Centro de Emergência do município quis se pronunciar. Várias pessoas no interior da unidade estavam passando mal, precisando de atendimento e socorro, mas tiveram que esperar por duas horas até a resolução do problema. A Secretária Municipal de Saúde foi procurada pela reportagem, mas retornou ao fim do problema se limitando a dizer que "o problema foi solucionado".

E de fato foi. A empresa Talimaq Geradores não tem contrato com o Centro de Emergência de São João da Barra, conforme noticiamos anteriormente. O contrato da empresa Talimaq com a unidade de Saúde sanjoanense já foi encerrado, tendo assumido em seu lugar a empresa Gera Energy, da cidade do Rio de Janeiro. No momento do problema, onde o gerador da Gera Energy apagou completamente, a solução foi recorrer à Talimaq, que prontamente atendeu o serviço. 

O sistema já está normalizado no Centro de Emergência de São João da Barra, após duas horas de apagão total.










Fonte: Porta OZK