domingo, 12 de outubro de 2014

NECO COMEÇA DEGOLA NA PREFEITURA DE SJB

(Prefeito Neco | Foto: Ralph Braz)
Não demorou muito para o prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco (PMDB), começar a degola nos cargos de confiança da prefeitura de São João da Barra. Após o resultado das eleições, nomes que sempre estiveram ligados ao da ex-prefeita Carla Machado (PT), por vínculo de amizade, encabeçaram a lista divulgada no Diário Oficial do Município deste sábado, 11. Entre eles, estão Eleilton Meireles, exonerado da subsecretaria de Pesca, e Claudia Gaia, que sai da função que exercia na secretaria de Educação. Outro nome de destaque na lista da degola é o da diretora da Escola Municipal Amaro de Souza Paes, Denise Machado de Souza, prima da ex-prefeita e esposa do vereador Ronaldo da Saúde (Pros).

(Vereador Ronaldo da Saúde, Carla Machado e vereadora Sônia Pereira | Foto: Ralph Braz)
Na segunda-feira, 13, está prevista uma reunião do prefeito com o secretariado e, neste encontro, nomes do primeiro escalão podem ser comunicados de suas exonerações. Além da degola nos cargos de confiança, visando estabelecer sua base de apoio político para as eleições de 2016, Neco deve pedir nesse encontro a “cabeça” de funcionários que exercem cargos menores. Embora com possibilidade mais remota, não são descartadas mudanças, inclusive, nos contratados pelas empresas.

Se antes da degola o clima já era de apreensão nos bastidores da prefeitura, depois da divulgação no Diário Oficial o clima entre os funcionários fica ainda pior. A maior reclamação é pela falta de um comunicado prévio, procedimento normal entre os gestores com as pessoas que deixam cargos de confiança. Em São João da Barra, tem funcionário que antes de sair para o trabalho verifica as páginas do Diário Oficial para saber se ainda está na função.

(Vereadora Sônia Pereira | Foto: Ralph Braz)
Na área da Educação, outros diretores foram exonerados. O histórico de mudança de diretoras por situações políticas não costuma render bons frutos aos governantes. Manifestações de pais de alunos são constantes nesses casos. Ao destituir da função a esposa de um vereador, fica evidente também que Neco não quer estreitar relações com Ronaldo, que apoiou Carla Machado, candidata mais votada no município, na disputa para deputada estadual. A vereadora petista Sonia Pereira deve passar pela mesma situação.

Tudo isso acontece antes do segundo turno, onde o candidato do prefeito ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disputa com Marcelo Crivella (PRB). De acordo com fontes ligadas ao prefeito, a degola iria acontecer após a eleição de 26 de outubro. Entretanto, como Carla Machado também declarou apoio a Pezão, as exonerações foram adiantadas para esta semana. Como os dois grupos apoiam o mesmo candidato, a possibilidade de o peemedebista perder votos diminuiu.


Nesta primeira degola pós-eleitoral, rolaram cabeças também nas secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente e Comunicação Social.



Fonte: SJB online