sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PREOCUPAÇÃO: PACIENTE SUSPEITO DE EBOLA CHEGA AO RIO

(Foto: PedroTeixeira | Agência O Globo)
O primeiro paciente suspeito de ter ebola no Brasil, que chegou na manhã desta sexta-feira ao Rio de Janeiro para receber tratamento no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), supostamente é um refugiado político do Movimento Patriótico da Guiné (Mopag, na sigla em francês) e demonstrava, através de rede social, estar acompanhando as notícias da epidemia ao redor do mundo.

Em sua página no Facebook, o morador da Guiné, Souleymane Bah, compartilhou no dia 8 deste mês uma matéria do “Yahoo News” que informava a morte do liberiano Thomas Duncan, primeiro diagnosticado com o ebola em solo americano. Um dia antes, Bah também colocou na rede social outra matéria do mesmo site sobre a controvérsia do primeiro caso de contaminação fora da África, na Espanha, da enfermeira Teresa Romero.

O africano, de 47 anos, chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, segundo o Ministério da Saúde, tendo feito antes escala em Marrocos. Ainda de acordo com a pasta, o homem foi mantido em isolamento total até esta quinta-feira.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que está trabalhando conforme determinações do ministério para manter as unidades de saúde em alerta para a possível identificação de sintomas relacionados ao vírus ebola. Além disso, um plano de contingência já foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de saúde, Corpo de Bombeiros e Fiocruz, com equipamentos de proteção individual (EPIs) estocados para os profissionais de saúde.





Fonte: O Globo