terça-feira, 6 de agosto de 2013

PROVA CICLÍSTICA DE SÃO SALVADOR: A MAIS ANTIGA DO BRASIL



A Prova Ciclística de São Salvador começou por sugestão de Vicente Ferraiouli, pai de Patesko (Gerardo Maria Ferraiouli). Ele havia sugerido ao filho que realizasse uma prova ciclística no dia do padroeiro da cidade. O já falecido Patesko, ciclista e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, achou a idéia muito boa e em 1945 Patesko organizou a primeira corrida de 6 de agosto.

O criador da prova acompanhou as disputas ao longo dos anos, mas depois, por problemas de saúde, não mais compareceu na Avenida Alberto Torres para dar a largada na competição. Em seu livro, “Patesko Entre Amigos”, escreveu que “ao ver as bicicletas passarem a toda velocidade e força, fico pensando no meu pai. A sua idéia é um sucesso!”, escreveu na publicação.

O nome da prova, “São Salvador” como sinônimo de “Santíssimo Salvador”, forma correta de expressar o nome do padroeiro também foi uma exigência de Patesko. Este é um vício de linguagem mais antigo do que se imagina. Em 28 de março de 1835, foi proclamada ao título de cidade a Vila São Salvador de Campos, como registram os livros sobre a história de Campos dos Goytacazes.



A história de Patesko se confunde com a da corrida que sempre foi disputada no dia 06 de Agosto. Da estréia até 1976 - na 32ª edição - o percurso foi o mesmo, saindo em frente ao Banco do Brasil e com chegada defronte a antiga sede da Prefeitura Municipal que hoje está em reforma para abrigar o Museu de Campos. Em 1977 a Prova sofreu sua primeira alteração do percurso, saindo das estreitas ruas do centro da cidade para as da Avenida Alberto Torres e Rua Tenente Coronel Cardoso. 

A última mudança aconteceu em 1994, quando o empresário e ex-campeão da São Salvador, Marcos Calil, assumiu o comando da prova, nomeado pelo próprio Patesko e fez pequenas mudanças para aumentar a segurança dos atletas e a visão do público. Na ocasião da mudança da organização, Patesko chegou a dizer: “O ciclismo é minha vida, mas está na hora de parar, pois não quero virar o Papai Noel das pistas”, disse bem humorado.



Acontece nesta terça-feira (6), dia do padroeiro de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a 69ª edição da Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, a mais tradicional e antiga prova de ciclismo do Brasil.

As largadas são em frente ao Palácio Nilo Peçanha, na sede câmara de vereadores, no centro da cidade. A primeira prova, marcada para às 8h, foi com a participação de cadeirantes seguida da modalidade mountain bike e estreante. Na sequência seguem as modalidades profissionais organizadas pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e Confederação Brasileira de Ciclismo.

O circuito contempla, aproximadamente, 4,4 KM por volta, como nos últimos anos. Cada categoria tem um tempo estabelecido e o competidor deverá completar o tempo e mais uma volta para sair vencedor.


Fonte: Esporte Brasil/ ASCOM