sexta-feira, 23 de agosto de 2013

BATALHÃO DE MACAÉ UTILIZA VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULÁVEL(DRONE) EM AÇÕES



Muito utilizado em fiscalizações ambientais e de fronteiras, o Veículo Aéreo Não Tripulável (Vant) se tornou um aliado da segurança em Macaé e cidades vizinhas. Por iniciativa do comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ramiro Oliveira Campos, a aeronave equipada com uma câmera auxilia as operações da Polícia Militar local há mais de um mês.

A utilização do equipamento está em fase experimental. De acordo com o comandante, a ideia surgiu depois do início das ações da Polícia Militar na comunidade Malvinas, em Macaé.

- Havia traficantes escondidos em um manguezal, local de difícil acesso. Com as imagens aéreas, conseguimos organizar a ação, prendemos os criminosos, apreendemos armas e drogas.Se eu não tivéssemos essa visão, seria difícil progredir dentro do terreno - disse Campos.

O 32º BPM usa o equipamento antes de qualquer operação nas comunidades dos municípios de sua abrangência. O procedimento inclui sobrevoos para mapear as áreas. As imagens captadas são vistas em tempo real, pelo comando das ações por meio de uma televisão.

De acordo com o tenente-coronel, o Vant possibilita uma visão precisa dos locais das operações, facilitando o trabalho de reconhecimento.

- Por muitas vezes, recebemos imagens aéreas de traficantes armados, crianças próximas e moradores. Abortamos a operação, porque a prioridade é a vida. O Vant traz mais segurança para o policial militar. À noite, de madrugada, utilizamos o infravermelho para saber onde estão os criminosos e o tipo de armamento. Podemos passar as informações, pelo rádio, para os agentes - disse Campos.


Fonte: Ascom