quarta-feira, 28 de agosto de 2013

OSCAR CONTA A SUA TRAJETÓRIA E A FALA DA LUTA CONTRA O CÂNCER EM CAMPOS



O ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt, é o convidado especial do projeto “Driblando Barreiras” do Sesc Campos que acontece amanhã (29). O maior astro do basquete da história do Brasil estará em Campos às 14h e vai contar sobre sua carreira e a luta contra um câncer.

Foram 32 anos de basquete e o gigante de 2 metros e cinco centímetros de altura conquistou 49 títulos, 24 deles como amador e 25 como profissional. Oscar é o segundo maior cestinha do mundo, com mais de 40 mil pontos marcados. Sua precisão fez com que ele vestisse a camisa da seleção brasileira por 20 anos.

Na seleção brasileira, um dos momentos inesquecíveis que protagonizou foi na final do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, nos Estados Unidos, em que comandou o time que bateu os donos da casa por 120 a 115 em uma virada histórica depois de estar perdendo por 68 a 54 no intervalo. Oscar foi convidado para jogar na NBA, mas preferiu manter-se na defesa da camisa verde-amarela.

Com a mesma perseverança, Oscar agora trava uma batalha contra o câncer. Em abril deste ano, ele foi submetido a uma operação em que retirou um câncer maligno do cérebro, depois de já ter retirado um benigno em 2011. Atualmente ele faz tratamento com quimioterapia e radioterapia. A proposta do projeto “Driblando barreiras”, é mostrar exemplos de pessoas que superaram adversidades e tornaram-se destaque em suas áreas de atuação. Essa será mais uma entre as mais de 600 palestras já realizadas por Oscar na sua nova carreira.

Fonte: G1