quinta-feira, 15 de agosto de 2013

EM SJB: RUA PAVIMENTADA COM POSTES NO MEIO DA PISTA

(Fotos: SJB online/ ANI)

A pavimentação da rua é o desejo de muitos moradores, tanto que nas sessões do legislativo municipal é uma das indicações mais recorrentes. Porém, na Rua Paiva Muniz, também conhecida como Rua do Mirante, o calçamento evidenciou um antigo problema. 17 postes ocupam a via pública, entre o meio fio e os postes tem espaço para passagem de um carro.

De acordo com o secretário de Obras de São João da Barra, Alexandre Steffan, somente a Ampla, concessionária de energia elétrica, tem autonomia para retirada dos postes e dos fios de transmissão de energia. “A questão dos postes é prerrogativa da Ampla. Nós já fizemos três ofícios para a concessionária. Eles ocupam a área pública há anos”, afirma Alexandre.

A maior preocupação dos moradores da localidade é com o aumento de acidente. A Rua Paiva Muniz é uma das que fazem a ligação da Avenida Liberdade, principal do distrito, com a orla. Com a pavimentação da via, a tendência é que motoristas trafeguem com maior velocidade e os postes no meio da rua podem causar acidentes. “Já teve acidente no último verão devido a estes postes no meio da rua, nesse período a rua ainda não estava calçada”, destaca o morador José Carlos Moraes.


Alexandre Steffan ressaltou que a Rua Paiva Muniz não é a única que sofre com esse problema, existem postes que ocupam a via pública em vários locais. O fato já gerou uma ação judicial. “Já há alguns anos ganhamos uma ação para que a empresa desocupasse a área pública, mas até agora não foi cumprida”, disse o secretário.

A assessoria de imprensa da Ampla afirma que a prefeitura deveria solicitar a realocação dos postes, o que segundo o secretário de Obras foi feito através de ofício. A concessionária atribui o fato de os postes estarem no meio da pista a obra de urbanização realizada pela prefeitura, que gerou um novo arrumamento da via pública. Porém, segundo o morador José Carlos Moraes os postes sempre ocuparam o espaço da rua, mas, devido ao calçamento isso ficou evidente.



Quanto à ação civil pública, a assessoria informa que a Ampla recorreu da decisão e aguarda o recurso. A concessionária se comprometeu em fazer “um levantamento dos postes que ficaram no meio da pista e entrará em contato com a Prefeitura para que as devidas providências sejam tomadas”.


Fonte: SJB online