O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebeu no último sábado (19/07) cerca de 400 pessoas para uma visita guiada teatralizada e gratuita. A ação marca a celebração pelos 99 anos do Palácio e os 50 anos da Alerj.
Durante a visitação, sete personagens históricos interagiram de forma lúdica e apresentaram ao público momentos do passado e presente, promovendo uma imersão pelas escadarias, Saguão Getúlio Vargas, Salão Nobre, Sala do Café, Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa e Plenário Barbosa Lima Sobrinho.
Segundo a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, a visita é uma opção cultural para conhecer diversos momentos históricos, como a prisão de Tiradentes, a República Brasileira, a criação da Assembleia Legislativa, e os projetos de lei que transformaram e impactaram a sociedade.
“O Palácio Tiradentes é um grande polo de cultura na Praça XV e a expectativa é de receber um público expressivo ao longo deste mês de férias escolares. Batemos recorde de visitações no primeiro semestre deste ano, chegando a 7.500 visitantes, em sua maioria moradores do Estado do Rio de Janeiro”, disse Fernanda.