quarta-feira, 23 de julho de 2025

Alcolumbre e Motta podem ser alvos de sanções dos EUA


O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, podem entrar na lista de autoridades brasileiras que receberão sanções dos Estados Unidos. É isso que passou a ser discutido nesta quarta-feira (23) por integrantes do governo de Donald Trump.

Esta é a primeira vez que a Casa Branca avalia aplicar punições a chefes do Congresso Nacional. Antes, os alvos eram principalmente ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O motivo do descontentamento com Hugo Motta é a demora em pautar o projeto de lei que trata da anistia a réus e condenados por tentativa de golpe de Estado, proposta que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No caso de Davi Alcolumbre, o governo Trump critica a recusa em colocar para votação pedidos de impeachment de ministros do STF, como Alexandre de Moraes. O magistrado já teve seu visto para os EUA suspenso.

Na terça-feira (22), mais um pedido de afastamento contra Moraes foi apresentado no Senado. Apesar disso, Alcolumbre tem afirmado a aliados que não colocará nenhum pedido desse tipo em pauta.

Mesmo filiados a partidos de centro-direita, os dois presidentes do Congresso são próximos do governo Lula e têm atuado para manter equilíbrio entre a base aliada e a oposição. As informações são do Metrópoles.